“Quero chegar ao fim de novembro com os salários em dia”, diz Pezão
Estado conseguiu empréstimo de R$ 2,9 bi para quitar folha de pagamento
Rio de Janeiro|PH Rosa, do R7

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse nesta quinta-feira (2) que pretende quitar os salários de todos os servidores este mês. Com a garantia de empréstimo de R$ 2,9 bilhões, o peemedebista diz que busca acelerar a liberação dos recursos para regularizar os pagamentos dos servidores ativos, inativos e pensionistas.
Na quarta-feira (1º), foi realizado um leilão para contratação da instituição financeira que vai garantir o empréstimo ao governo estadual. Na próxima semana, Pezão vai à Brasília para acelerar os trâmites burocráticos com a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda para que o Estado tenha acesso aos recursos.
— Agora, há um prazo legal de três úteis para sejam apresentados recursos da licitação, e depois irei a Brasília para pegar o aval da União. Estamos correndo com todas as etapas para vencer a burocracia. Quero muito chegar ao fim de novembro com todos os salários em dia.
O governador ressaltou que o longo processo de negociação para obter os recursos do acordo de recuperação fiscal se deve ao caráter inovador desse processo, tanto para o governo estadual quanto para o federal.
— Estamos há dez meses discutindo com o Tesouro Nacional, a Advocacia Geral da União, o Ministério da Fazenda. A partir de agora, os outros estados que ingressarem nesse plano economizarão até seis meses de discussão.
Segundo Pezão, quando o empréstimo estiver disponível ao Estado, será possível pagar todos os vencimentos atrasados e dar uma previsibilidade para os pagamentos do ano que vem.
— Todas as medidas que tomamos para obter recursos, além de outras que vamos implementar, bem como os cortes que fizemos voltando ao custeio de 2010, vão garantir a previsibilidade da folha de pagamento do servidor em 2018. Não vamos mais ter esse problema de atrasos.















