Rio de Janeiro Rio abre polos de atendimento na zona oeste, região com mais casos de dengue

Rio abre polos de atendimento na zona oeste, região com mais casos de dengue

Com mais de 10 mil casos da doença em janeiro, prefeitura decretou estado de emergência no município

Rio enfrenta epidemia de dengue

Rio enfrenta epidemia de dengue

Arquivo/Agência Brasil

Após a Prefeitura do Rio de Janeiro decretar estado de emergência no município, nesta segunda-feira (5), foram abertos os primeiros três polos de atendimento para pacientes com dengue, nos bairros da Curicica, Campo Grande e Santa Cruz, na zona oeste — região que concentra os maiores números da doença.

Com mais de 10 mil casos registrados em 2024, o Rio enfrenta uma epidemia da doença, segundo o prefeito Eduardo Paes. 

Estes são os primeiros centros de atendimento de um total de 10 previstos no plano de contingência para o enfrentamento da dengue. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente consegue fazer hemograma e sorologia no local, e se necessário, a hidratação venosa e oral. 

Funcionamento

Os polos estão localizados em unidades de Atenção Primária ou hospitais. Eles funcionarão de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. Durante o carnaval, o funcionamento será ininterrupto, inclusive no próximo domingo (11).

Nesta terça-feira (6), será inaugurado um novo polo de atendimento na Policlínica Rodolpho Rocco, em Del Castilho, na zona oste.

Ainda esta semana estão previstas as inaugurações de outros seis polos nos bairros de Bangu, Madureira, Tijuca, Gávea, Centro e Complexo do Alemão. 

O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, será a unidade de concentração para a doença, inicialmente com 20 leitos.

Além disso, os 150 centros de hidratação montados no final do ano passado nas unidades de saúde para o atendimento de pacientes devido aos efeitos do calor também serão usados na assistência às pessoas com a doença.

Endereços

Curicica - Hospital Municipal Raphael de Paula Souza (estrada de Curicica, 2.000)

Campo Grande - CMS Belizário Penna (rua Franklin, 29)

Santa Cruz - Policlínica Lincoln de Freitas Filho (rua Álvaro Alberto, 601)

Del Castilho- Policlínica Rodolpho Rocco (estrada Adhemar Bebiano, 339)

Últimas