Rio antecipa fechamento de parques públicos por previsão de ventania
Segundo a previsão meteorológica, as rajadas de vento podem passar de 90km/h
Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O município do Rio de Janeiro vai fechar os parques públicos municipais, urbanos e naturais às 12h desta sexta-feira (7). A medida foi tomada por medida de segurança em razão da previsão de ventania.
Segundo o serviço de meteorologia, as rajadas de vento podem passar de 90km/h. A Defesa Civil enviou um alerta severo para o celular da população nas primeiras horas do dia.
A previsão de vendaval colocou o Rio em estágio 2 de atenção e levou à suspensão das aulas na rede municipal de ensino.
Aulas suspensas em outras regiões
Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo e São João de Meriti são cidades da região metropolitana do Rio que também suspenderam aulas na rede municipal.
Monitoramento
O governo estadual ativou, às 6h, o Gabinete de Crise, responsável pelo monitoramento da situação.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a Baixada Fluminense, no Grande Rio, e a Costa Verde, no litoral sul, têm possibilidade de ventos fortes a muito fortes.
Orientações
Entre a principais orientações repassadas pelas autoridades estão:
- evitar permanecer perto de árvores, postes, placas, andaimes e outras estruturas que possam ser afetadas pelos ventos fortes;
- não estacionar veículos sob árvores;
- manter portas e janelas fechadas;
- recolher objetos soltos em varandas e sacadas;
- evitar deslocamentos desnecessários durante os períodos de maior intensidade dos ventos;
- não tocar em cabos elétricos caídos.
Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.
Ventania em julho
No último dia 29, um vendaval com rajadas de até 105 km/h assustou a população e forçou interrupção em aeroportos, trens e metrôs. Quedas de árvores causaram danos e pararam o trânsito de veículos em várias regiões.
Na cidade do Rio, duas pessoas morreram atingidas pelo desabamento de um muro em Santa Teresa.
Centenas de milhares de pessoas tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














