Rio: Buscas por bombeiro que sumiu no mar entram no 4º dia
Tenente Ítalo dos Santos desapareceu durante treinamento no mar na Barra da Tijuca, na zona oeste, na sexta-feira (23)
Rio de Janeiro|Inácio Loyola do R7*
As buscas do Corpo de Bombeiros pelo tenente Ítalo dos Santos entraram no quarto dia consecutivo nesta segunda-feira (26). O agente desapareceu, na última sexta-feira (23), durante um treinamento no mar na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, próximo ao posto 2.
O CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) informou que a operação de resgate conta com o apoio de centenas de guarda-vidas, mergulhadores, motos-aquáticas, embarcações, quadriciclos, helicópteros e drones.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro, disse que o trabalho de busca será feito 24 horas por dia.
“Não vamos descansar enquanto não encontrarmos o Ítalo. Os trabalhos seguem 24 horas por dia, com empenho de toda a nossa estrutura e a dedicação dos nossos guarda-vidas e mergulhadores”.
A corporação informou que está auxiliando psicologicamente a família de Ítalo por meio da DAS (Diretoria de Assistência Social).
O caso
O tenente Ítalo faz parte do curso de especialização de salvamento marítimo do Corpo de Bombeiro do Rio de Janeiro e desapareceu durante um treinamento na praia da Barra da Tijuca. O sumiço do agente foi notado pelos colegas durante uma prova de arrebentação.
Segundo informações da Record TV Rio, ele estava na corporação desde 2013 e iniciou o curso em outubro do ano passado, com previsão de término para maio.
O coronel Leandro Monteiro afirmou: “O Ítalo é um militar experiente, com formação diferenciada na nossa Academia, oito anos de corporação e triatleta. No momento do acidente, ele participava de uma bateria com outros alunos, usava equipamento de segurança e estava sob supervisão de monitores, mergulhadores e motos-aquáticas. Ele submergiu e não voltou à superfície. Desde então, todos os esforços estão sendo feitos para encontrá-lo. Não vamos parar.”
Ressaca
A Marinha emitiu na semana passada um aviso de ressaca para o litoral do Rio. Na quarta-feira (21), o aviso foi atualizado e prorrogado até as 9h de sábado (24), informando que as ondas poderiam chegar até 3 metros de altura.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira