Rio: moradores protestam contra remoções de imóveis na zona oeste

População é contrária à Operação Tolerância Zero que prevê a demolição de boxes e casas construídos de forma irregular na comunidade Rio das Pedras

Moradores protestam contra demolições de imóveis

Moradores protestam contra demolições de imóveis

Reprodução/Record TV Rio

Moradores iniciaram um protesto na avenida Engenheiro Souza Filho, via que dá acesso à Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, contra as remoções de 150 boxes metálicos e 30 casas que estão marcadas para esta terça-feira (10), na comunidade de Rio das Pedras. O grupo interditou o local e ateou fogo em pneus.

A população protesta contra a Operação Tolerância Zero, programa da SMIHC (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação), que prevê a demolição de imóveis construídos de maneira irregular. Segundo dados da Prefeitura, os boxes e casas estão as margens do canal que dá nome a comunidade, em área de preservação ambiental, e não têm licença.

Menina de 9 anos é encontrada após ser raptada em Duque de Caxias

Além disso, ainda de acordo com o órgão municipal, moradores e comerciantes foram notificados pela segunda vez por agentes da CCU (Coordenadoria de Controle Urbano), na última quarta-feira (4), para desocuparem os imóveis num prazo de 72 horas.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram ao local para conter os manifestantes. Segundo os policiais, eles impediram o grupo de atear fogo num ônibus.

O Corpo de Bombeiros também estava na rodovia para apagar os incêndios causados pelo protesto e até às 9h30, a via estava interditada e o trânsito apresentava retenções.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Celso Fonseca