Rio registra acumulados de chuva esperados para todo o mês
Segundo a Prefeitura, as regiões mais atingidas são a zona oeste e o Maciço da Tijuca. A previsão é de chuva moderada a forte nesta terça-feira (22)
Rio de Janeiro|Ana Beatriz Araújo, do R7*
Desde a madrugada desta terça-feira (22), o Rio é atingido por grandes acumulados de chuva que eram esperados para todo o mês de setembro. A capital já entrou em estágio de atenção.
De acordo com o COR (Centro de Operações), a média registrada na estação do Alto da Boa Vista chegou a 183,2mm somente nas últimas 24h – a média histórica para esta época do ano era 148,3mm. As regiões mais atingidas são a zona oeste e o Maciço da Tijuca.
Por conta das fortes chuvas, a Defesa Civil acionou as sirenes nos morros da Formiga e Rocinha, pois há riscos de deslizamentos. Na Tijuca, uma árvore foi derrubada pelos ventos fortes e atingiu um ponto de ônibus. O mesmo ocorreu no centro do Rio e a avenida Mem de Sá teve que ser interditada. Não há informações de feridos.
Em outros pontos da cidade, há registros de alagamentos que afetaram o funcionamento do BRT no corredor Transoeste. O trecho entre as estações Santa Veridiana e Santa Cruz está fechado e a circulação da linha 10 que faz o trajeto Santa Cruz X Alvorada está interrompida.
Além disso, a chuva também afetou o trânsito no Jardim Botânico. A via está fechada nos dois sentidos e o desvio está sendo feito pela avenida Borges de Medeiros. Também na zona sul, no bairro do Catete, moradores reclamam dos enormes alagamentos que atingem o local.
A previsão é que os temporais permaneçam na cidade durante todo o dia, com intensidades de moderada a forte. Há alerta de ressaca emitido pela Marinha no município.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa