Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio tem nova semana de restrições, mas escolas serão reabertas

Regras vão ser flexibilizadas a partir de sexta (9) com autorização para funcionamento de bares e restaurantes até as 21h

Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Estado

A Prefeitura do Rio prorrogou por mais uma semana as medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus na cidade. A novidade no decreto municipal publicado nesta sexta-feira (2) é a autorização para reabertura de escolas e creches das redes pública e privada a partir de segunda (5).

As regras começam a ser flexibilizadas a partir de sexta (9), com funcionamento de bares e restaurantes até as 21h. Também serão retomadas atividades comerciais em horários escalonados, além de disputas de partidas de futebol. 

Escolas e creches da rede pública e privada serão reabertas nesta segunda-feira (5)
Escolas e creches da rede pública e privada serão reabertas nesta segunda-feira (5) Escolas e creches da rede pública e privada serão reabertas nesta segunda-feira (5)

Já as praias permanecem liberadas para a prática de atividades físicas individuais. Não é permitida a permanência nas areias.

O município endureceu as medidas restritivas na última sexta-feira (26), quando foi decretado o recesso sanitário e proibido o funcionamento de atividades não essenciais.

Publicidade

Apesar do aumento de óbitos por covid-19 nas últimas semanas na capital fluminense, o prefeito do Rio Eduardo Paes disse ter tomado as novas decisões baseado na estabilização do número de pessoas que buscam as unidades básicas de saúde para atendimento de casos de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

Durante a coletiva, Paes comunicou ainda ter assinado um documento com intenção de compra de 8 milhões de doses da vacina Sputnik, que ainda não obteve a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Publicidade

O prefeito pediu ainda aos moradores do Rio que não se reúnam com parentes e amigos no feriado de Páscoa, para evitar o risco de piora da disseminação de covid-19.

Escolas e creches

Publicidade

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, explicou que as escolas municipais abrem na segunda (5) apenas administrativamente. As aulas presenciais serão retomadas na terça (6) apenas para crianças da pré-escola, além do primeiro e segundo ano do Fundamental. Segundo o secretário, os alunos de 4 a 7 anos, no período de alfabetização, têm mais dificuldade de realizar atividades de forma remota .

Escolas privadas e públicas sob administração de outras esferas governamentais ficam liberadas para funcionamento a critério de seus gestores, seguindo protocolos para evitar a disseminação de covid-19.

Flexibilização

A partir de sexta (9), a Prefeitura do Rio volta a autorizar as seguintes atividades:

- Clubes sociais e esportivos até 21h, com o acesso às áreas de lazer e recreação somente a partir das 11h.

- Atividades de entretenimento, como museus, cinemas, teatros, casas de festa, circos, recreação

infantil, parques de diversões, pistas de patinação e visitações turísticas podem

funcionar das 12h às 21h, assim como as demais atividades de prestação de serviços.

- Demais atividades comerciais, terão o horário de funcionamento das 10h às 18h. As

atividades no interior de shopping e centros comerciais deverão funcionar observando as restrições de horário.

Proibições

Por outro lado, permanece suspenso na cidade do Rio:

- Funcionamento de boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculo 

- Atividades econômicas nas areias das praias, incluindo ambulantes; comércio exercido em feiras especiais, feiras de ambulantes, feiras de antiquários e feirartes.

- Também continuam vetadas a permanência de pessoas nas vias, áreas e praças das 23h às 5h, e nas areias das praias, em parques e cachoeiras, em qualquer horário; a prática de atividades físicas coletivas em praias e praças ou áreas particulares (permitida apenas a prática de atividades físicas individuais); a realização de eventos, festas, rodas de samba, em áreas públicas e particulares; feiras (exceto as de produtos alimentícios), exposições, congressos e seminários.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.