Rio de Janeiro RJ conclui licitação para instalar câmeras em uniformes de agentes

RJ conclui licitação para instalar câmeras em uniformes de agentes

Empresa vencedora apresentou proposta de R$ 296 por unidade do equipamento. Estado prevê compra de 21.571 câmeras

  • Rio de Janeiro | Inácio Loyola, do R7*

O governo do Rio concluiu, nesta segunda-feira (8), a licitação para a implantação de câmeras operacionais portáteis para órgãos de segurança, fiscalização e defesa civil. A vencedora da licitação foi a empresa L8 Group, que apresentou a proposta de R$ 296 por unidade. Ao todo, são 21.571 câmeras.

Agentes vão utilizar câmeras nos uniformes

Agentes vão utilizar câmeras nos uniformes

Tomaz Silva/Agência Brasil

A companhia terá 90 dias para disponibilizar as câmeras, após assinatura do contrato e solicitação de entrega dos produtos.

Inicialmente, a instalação dos equipamentos estava prevista para ocorrer no final do primeiro semestre de 2021.

Em junho, a lei foi sancionada pelo governador Cláudio Castro. A medida foi aprovada na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) quase uma semana após a ação mais letal no Rio - a operação no Jacarezinho que deixou 28 mortos.

Na primeira fase de funcionamento, serão contempladas as secretarias de Polícia Militar, Polícia Civil, Governo (Segurança Presente e Lei Seca), Casa Civil (Operação Foco) e Fazenda (fiscais), além do Detran, Inea e Detro. Na segunda fase, será a vez do Procon, Instituto de Pesos e Medidas e Departamento de Recursos Minerais.

A instalação de câmeras portáteis nos uniformes dos agentes visa proteger os servidores em casos de falsas acusações e aumentar a transparência e a fiscalização das ações policiais, de acordo com o governo estadual.

O material eletrônico inclui câmeras, acessórios de fixação, equipamentos de carregamento elétrico e descarregamento de vídeos e links de dados para transmissão das imagens, além de computadores e telas para o monitoramento remoto dos agentes.

As imagens poderão ficar armazenadas por até um ano e serão acompanhadas em tempo real através de um software de gestão, com suporte e treinamento.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas