Rio de Janeiro RJ: Servidores civis e militares vão usar câmeras nos uniformes

RJ: Servidores civis e militares vão usar câmeras nos uniformes

As instalações nos coletes estão previstas para até o final desse primeiro semestre

A Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro vai adotar câmeras portáteis nos uniformes de servidores civis e militares com o objetivo de aumentar a transparência e a fiscalização das ações policiais, o uso proporcional da força além de proteger os servidores de falsas acusações. As instalações nos coletes estão previstas para até o final desse primeiro semestre.

O processo de licitação está em trâmite

O processo de licitação está em trâmite

Arquivo / Severino Silva / Agência O Dia

O decreto também justifica as instalações, entre outros argumentos, como um mecanismo de avanço tecnológico e política de modernização administrativa do Estado além de suavizar a reação das pessoas em conflito com a lei, pela percepção de que estão sendo filmadas o que, consequentemente, pode reduzir a necessidade de uso da força por parte dos policiais.

Secretário de Fazenda e Planejamento do Rio é assaltado

Além da Operação Segurança Presente, o projeto prevê o uso das câmeras pelas polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro), Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro) e Inea (Instituto Estadual do Ambiente). O processo de licitação está em trâmite na Secretaria de Estado da Casa Civil.

* Estagiário do R7 sob supervisão de PH Rosa

Últimas