RJ confirma caso de transmissão local do novo coronavírus 

Com a confirmação, o estado passa para o nível 1 do plano de contingência; paciente é um homem de 72 anos que está em isolamento domiciliar

RJ passa pra nível 1 do plano de contingência

RJ passa pra nível 1 do plano de contingência

Reprodução/Record TV Rio

A SES-RJ (Secretaria do Estado de Saúde) confirmou o primeiro caso de transmissão local do novo coronavírus no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (12). Com a confirmação, o estado passa para o nível 1 do plano de contingência.

O paciente é um homem de 72 anos que mora no município. Segundo a secretaria, ele está em isolamento domiciliar e seu estado de saúde é estável.

Criança é baleada durante operação policial no Complexo da Penha

"Este é o primeiro caso no estado de paciente que não esteve em países com transmissão comunitária. Como já havia alertado, estávamos esperando que isso acontecesse em breve. No entanto, ressalto que não há motivo para pânico", alerta o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

O nível 1 do plano de contingência elaborado pela SES prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves da doença de pessoas infectadas em hospitais espalhados pelas diversas regiões, incluindo unidades municipais, estaduais e federais.

Na quarta-feira (11), o Ministério da Saúde confirmou que o estado tem 13 casos confirmados do novo coronavírus. Em entrevista à Record TV, Edmar Santos havia afirmado que a doença podia circular no Rio de Janeiro nas próximas semanas.

Além disso, o Governo do Estado considera a possibilidade de autorizar internações compulsórias para pessoas que apresentarem estado grade devido à contaminação do Covid-19.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Celso Fonseca