Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: Governo lança plano de contingência para chuvas de verão

Documento envolve ações integradas das secretarias em resposta a emergências causadas pelas chuvas intensas que atingem o RJ 

Rio de Janeiro|Ana Beatriz Araújo, do R7*

Plano visa diminuir o impacto causado pelas chuvas
Plano visa diminuir o impacto causado pelas chuvas Plano visa diminuir o impacto causado pelas chuvas

O governador em exercício Cláudio Castro apresentou, em coletiva realizada nesta terça-feira (15), o plano de contingência para o verão no Rio de Janeiro.

O documento tem o objetivo de divulgar os protocolos adotados para dar uma rápida resposta às emergências causadas pelas chuvas intensas. A ideia é que as ações sejam integradas às secretarias.

Segundo o secretário de Defesa Civil, coronel Leandro Sampaio Monteiro, o Governo do Estado destinou R$ 120 milhões para ajudar no problema das chuvas. Outros R$ 17 milhões foram disponibilizados para a compra de itens de resgate, como cestas básicas, materiais de higiene e locais para abrigar a população.

A primeira medida anunciada pelo secretário foi a distribuição de cadernos de recomendações aos prefeitos dos 92 municípios do Rio sobre o que pode ser feito para reduzir os desastres. Segundo Monteiro, o item foi montado a partir de um relatório técnico.

Publicidade

Além disso, o governo vai entregar um “Cheklist Municipal” para as cidades se prepararem para evitar grandes impactos causados pelas chuvas. O órgão estadual também vai aumentar os aplicativos de gestão para mapear os riscos e os desastres.

O relatório prevê ainda campanhas publicitárias e cursos de redução de riscos realizados de forma online. No caso de haver algum desastre, uma rede com 3 mil voluntários será disponibilizada para ajudar nas ações.

Publicidade

De acordo com o secretário, o Rio de Janeiro possui atualmente 212 sirenes de alerta ligadas, deste total 13 estavam inoperantes desde 2017. Mais 70 alertas começarão a funcionar até a próxima sexta-feira (18).

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.