RJ: inspetor penitenciário é preso por entrar com drogas em cadeia

Operação "Iscariotes" já flagrou 16 inspetores penitenciários tentando entrar com objetos ilícitos nas cadeias; material foi encontrado em caixas de comida

Seap prende inspetor penitenciário com material ilícito

Seap prende inspetor penitenciário com material ilícito

Reprodução

A Seap (Servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) flagrou um inspetor penitenciário tentando entrar com drogas; sete aparelhos celulares, cinco roteadores, cinco carregadores, duas telas de celular, e um fone de ouvido na manhã desta terça-feira (19) no Complexo de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro.

Leia mais: Crivella anuncia que não vai ceder Sambódromo ao Governo do Estado

O material, escondido em embalagens tetra pack de sucos e em pacotes de lasanha, foi encontrado na cadeia Pública José Antônio Costa Barros. O servidor foi interceptado pelo Grupamento de Portaria Unificada, após  investigações e foi realizado o registro de ocorrência na 35ª DP (Campo Grande).

Sob o nome de "Iscariotes", a operação já flagrou 16 inspetores penitenciários tentando entrar com objetos ilícitos nas cadeias. 

Outra medida importante adotada pela Seap para reforçar a segurança nas unidades prisionais foi o uso de alta tecnologia. Foram adquiridos três drones que estão sendo utilizados nas operações e fiscalizações.

Em nota, a Seap destacou que inaugurou em setembro deste ano, o mais moderno centro de monitoramento de unidades prisionais do país no Complexo do Gericinó, em Bangu.

Com um investimento de R$ 28 milhões, do GIF (Gabinete de Intervenção Federal), o sistema é composto por 1.800 câmeras de última geração - instaladas em pontos estratégicos, como corredores de pavilhões, pátios, portarias, áreas externas, muralhas e galerias - com destaque para os modelos de longo alcance, de reconhecimento facial, que permitem buscar informações armazenadas no banco de dados.

O sistema permite ainda a identificação de placas de veículos, além de um gerenciador de imagens com inteligência artificial  e servidores de última geração para armazenamento de imagem.

*Estagiária do R7 sob supervisão de PH Rosa