RJ: Petrópolis inicia teste de flexibilização de barreiras sanitárias
Antes, a entrada de visitantes era liberada apenas para consumidores por meio de um voucher fornecido por estabelecimentos da região
Rio de Janeiro|Isabela Afonso, do R7*
O município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, iniciou nesta sexta-feira (9) a flexibilização do controle das barreiras sanitárias para a entrada de turistas na cidade.
Leia também: Governo do Rio de Janeiro anuncia retorno às aulas para 19 de outubro
A decisão foi baseada em notas técnicas da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, além de levar em conta que a taxa de ocupação dos leitos de hospitais é a mais baixa desde 29 de abril.
Antes, a entrada de pessoas que não residiam no município era liberada apenas para consumidores por meio de um voucher fornecido por lojas e estabelecimentos da região. Entretanto, a aferição de temperatura permanece obrigatória.
O modelo adotado, por enquanto, é um teste e caso o número de infectados chegue a 70%, o município poderá voltar atrás da decisão.
Para a prefeitura, a medida visa estimular a retomada gradual dos setores econômicos que mais sofreram com o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.
Leia também: Rio: Chefe da Polícia Civil anuncia chegada de novos helicópteros
O município de Petrópolis registra 2.574 casos confirmados da covid-19 e 223 mortos pela doença.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira