Logo R7.com
RecordPlus

Rio de Janeiro registrou quase quatro acidentes aéreos por ano desde 2015, diz Força Aérea

Além do número de acidentes, o painel também mostra 42 incidentes graves e 832 incidentes no período

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Rio de Janeiro registrou quase 4 acidentes aéreos por ano desde 2015.
  • A total de 42 acidentes e 42 incidentes graves foram registrados no período de 11 anos.
  • Incidentes foram principalmente causados por falhas no sistema, colisões com aves e problemas no motor.
  • Recentemente, um avião de pequeno porte caiu em Copacabana, resultando na morte do piloto, que realizava uma atividade não autorizada.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Piloto morre após queda de avião de pequeno porte no mar de Copacabana Reprodução

Com a queda de um avião monomotor de pequeno porte, o estado Rio de Janeiro registrou 42 acidentes aéreos em 11 anos, mostram dados do painel do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea, referentes aos anos de 2015 a 2025. O índice mostra uma média de quase quatro acidentes por ano na região.

Além do número de acidentes, o painel também registra 42 incidentes graves e 832 incidentes no período. Na maior parte dos casos, as ocorrências foram ocasionadas por falha ou mau funcionamento do sistema, colisão com ave e falha ou mau funcionamento do motor.


Neste sábado (27), um avião de pequeno porte que fazia propaganda caiu no mar da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O piloto estava sozinho e morreu na queda. De acordo com a prefeitura, a empresa responsável não tinha autorização para realizar a campanha publicitária.

LEIA TAMBÉM

O relógio marcava 12h27 quando uma câmera de segurança registrou a queda do monomotor. A aeronave, que caiu no mar, acabou afundando imediatamente.


Em outro ângulo, é possível ver que o avião faz uma curva no ar e, logo em seguida, perde altitude e cai de bico.

Outros acidentes

Em agosto de 2024, um avião de médio porte caiu no bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo. O acidente deixou 62 mortos e foi o maior da aviação brasileira nos últimos 18 anos. A aeronave pertencia à companhia Voepass, antiga Passaredo, saiu de Cascavel (PR) às 11h58 e pousaria no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h50.


O pouso em Guarulhos estava confirmado para as 13h45, e a queda aconteceu 17 minutos antes desse horário. O avião era um ATR-72-500, fabricado em 2010, e estava em situação regular junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.