RJ: secretário anuncia construção de bases blindadas para UPP
Coronel Rogério Figueredo afirmou que os R$ 2 milhões investidos nas obras serão um convênio entre a Polícia Militar e o Ministério Público do Trabalho
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
O secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Rogério Figueredo, anunciou na última terça-feira (14) a substituição dos contêineres das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) por unidades blindadas, durante o I Simpósio Nacional de Vitimização Policial, no centro do Rio de Janeiro.
Após 14 horas, tenente-coronel liberta família feita refém no Rio
Os R$ 2 milhões investidos nas obras serão de uma parceria feita com o Ministério Público do Trabalho. Os recursos são originados de multas trabalhistas, que serão transferidas para a Polícia Militar.
Segundo a PM, a CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora) está fazendo um levantamento para avaliar as condições das 29 bases de UPPs existentes. Um cronograma de execução das obras também está sendo elaborado pela corporação.
Leia também
Unidades de Polícia Pacificadora
O projeto dass UPPs, que completou10 anos em 2018, sofreu um processo de extinção de pelo menos 12 unidades no final da intervenção militar no Estado do Rio de Janeiro.
Operações de desativação como a da UPP São Carlos, que envolveram 1.200 militares e 280 PMs, foram realizadas no ultimo trimestre do ano passado.
A Polícia Militar não confirmou ou descartou a possibilidade de uma redução ainda maior do número de UPPs no Estado.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa