São Clemente: cotidiano das favelas será contado pela 1ª vez em 30 anos de Sapucaí
Apesar de a maioria das escolas ser de comunidades, tema ficou esquecido pelo grupo especial
Rio de Janeiro|Do R7

Em 30 anos de desfiles de Carnaval na Sapucaí, o tema favela nunca foi retratado. Apesar de a maioria das escolas de samba ser de comunidades, o assunto ficou esquecido pelo grupo especial e, até então, só ganhou destaque em escolas do grupo de acesso e em carnavais de rua. Max Lopez, um dos responsáveis pela Comissão de Carnaval da São Clemente, considera o tema corajoso pelo ineditismo.
— É um tema diferente, corajoso porque ninguém teve a coragem de falar disso. É um tema inédito, nunca foi falado.
Um dos carros da agremiação também vai trazer a diversidade da música nas favelas. A promessa é de que nesse momento personalidades do funk, rap, pagode, entre outros, como Valesca Popozuda, MC Marcelly, Catra e Marcelo D2 façam a festa na avenida. Entretanto, a escola ainda não tem a confirmação de todos esses convidados.
A intenção é mostrar o lado cultural das comunidades de forma leve e descontraída. Apesar da insegurança e da violência vivida nos últimos anos com a presença do tráfico nas favelas, o assunto não será retratado. O carro abre-alas de 80 m vai retratar a Guerra de Canudos. Nele, também estará presente a planta chamada favela, que deu origem ao nome das comunidades em morros.
Larissa Kurka, do R7
Ouça o samba e leia a letra:
{
"data": {
"id": "52fe67d46c4db2a977009dea",
"name": "",
"namespace": "videos",
"content": "%20%3Ciframe%20width%3D%22614%22%20height%3D%22315%22%20src%3D%22http%3A%2F%2Fembed.videolog.tv%2Fv%2Findex.php%3Fid_video%3D1018780%22%20scrolling%3D%22no%22%20frameborder%3D%220%22%20webkitAllowFullScreen%20mozallowfullscreen%20allowFullScreen%3E%3C%2Fiframe%3E%3Cp%3E"
},
"embedded": {
"_id": "52fe67d46c4db2a977009dea",
"content": "%20%3Ciframe%20width%3D%22614%22%20height%3D%22315%22%20src%3D%22http%3A%2F%2Fembed.videolog.tv%2Fv%2Findex.php%3Fid_video%3D1018780%22%20scrolling%3D%22no%22%20frameborder%3D%220%22%20webkitAllowFullScreen%20mozallowfullscreen%20allowFullScreen%3E%3C%2Fiframe%3E%3Cp%3E",
"dimensions": null,
"embeddable_id": null,
"name": "",
"disable_adv": false,
"section_name": "entretenimento",
"videos": []
}
}Em busca da felicidade
Trago a esperança no olhar
Sou bisneto de imigrantes
À miscigenação eu vou brindar
Sem régua, sem esquadro
Arquiteto da ilusão
Com muita luta construí o nosso chão...
Pobre... Mas rico de emoção
Livre... Mas preso na paixão
Favela... Te emoldurei em aquarela
Linda nesta Passarela
A força da fé... Sou eu
Se o bem vence o mal... Valeu
O amanhã, vou conquistar
É preciso acreditar
Gangorra da vida
De que lado está?
A fome de amor faz meu sonho sonhar
Na minha lida desço o morro pra vencer
Quero justiça pra poder viver
Devemos dar as mãos e juntos caminhar
Minha favela coisa mais bela não há
É nas vielas que nasce o mais puro samba
Se tem batucada nos guetos tem bamba
É o coração quem manda...
Eu quero mais é ser feliz
A minha estrela vai brilhar
Oh! São Clemente, eternamente
Vou te amar...















