Logo R7.com
RecordPlus

STJ manda soltar policiais acusados de fuzilar jovens em carro no Rio

PMs foram acusados por homicídio e modificação da cena do crime em Costa Barros

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Técnicos fazem perícia em automóvel onde jovens foram mortos
Técnicos fazem perícia em automóvel onde jovens foram mortos
Entre os mortos, estavam dois menores
Entre os mortos, estavam dois menores

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu habeas corpus a quatros policiais militares envolvidos na morte de cinco jovens em Costa Barros, zona norte do Rio. Os agentes alvejaram o carro em que as vítimas estavam e estão presos desde novembro de 2015, quando o crime aconteceu, em unidade prisional da PM em Niterói.

O pedido de liberdade foi feito pelo advogado de Fábio Pizza da Silva e aceito pelo ministro Nefi Cordeiro. Os policiais acusados estavam presos de forma preventiva, cumprindo decisão da Justiça do Rio de Janeiro.


Os quatro agentes foram acusados pelo Ministério Público por cinco homicídios qualificados, duas tentativa de homicídios qualificados, fraude processual modificando a cena do crime e posse de arma com numeração adulterada.

Relembre o caso


Os cinco jovens morreram após terem o carro alvejado pelos policiais, quando voltavam do Parque de Madureira, zona norte. Entre as vítimas, dois eram menores de idade. Em depoimento na época do crime, uma testemunha afirmou que os policiais sorriram após o fuzilamento. A testemunha afirmou aos investigadores, em depoimento, que conhecia os jovens e que nenhum deles estava armado. De acordo com a testemunha, Junior, que dirigia o Palio branco em que os jovens estavam, obedeceu a ordem de parada dos PMs. Após encostar o carro, os jovens teriam erguido os braços, sendo que um deles chegou a tirar o corpo para fora da janela com as mãos para cima.

Segundo o diretor do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli), Sérgio William, nenhum disparo partiu do Palio branco onde estavam os jovens.

— Não foram encontrados vestígios, nada que indique que houve disparo de dentro para fora do veículo [em que estavam os jovens].

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.