Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Suspeito de chefiar tráfico é morto em ação das Forças de Segurança

Da Russa, que era apontado como traficante de morro na Praça Seca, foi morto durante ação na região; mais de 3.000 agentes participam de operação

Rio de Janeiro|PH Rosa, do R7

Militares fazem ação em sete favelas da Praça Seca
Militares fazem ação em sete favelas da Praça Seca

Um homem apontado como traficante do morro da Barão, na Praça Seca, zona oeste do Rio de Janeiro, foi morto durante uma operação do Comando Conjunto das Forças de Segurança neste sábado (19). A ação começou durante a madrugada e conta com 2.800 agentes das Forças Armadas, 300 PMs e 240 policiais civis.

Sérgio Luiz da Silva Júnior, o Da Russa, era apontado como chefe do tráfico e foi denunciado, em 2016, por envolvimento no estupro coletivo de uma adolescente no morro onde atuava, mas a Justiça não aceitou a denúncia contra ele. Segundo a denúncia, ele teria permitido o estupro da adolescente em um local da comunidade conhecido como "abatedouro" e depois ordenado que ela fosse retirada do local.

Da Russa era procurado pela polícia e a recompensa por informações que levassem à prisão dele era de R$ 30 mil. A PM confirmou a morte dele em postagem de rede social.

Ele foi baleado por policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Complexo do Lins, zona norte do Rio. Traficantes da Praça Seca fugiram para o conjunto de favelas vizinho durante a ação das Forças de Segurança pela mata. Lá foram surpreendidos por policiais da UPP e houve troca de tiros.


O R7 tenta contato com a defesa do suspeito morto.

Operação


De acordo com o CML (Comando Militar do Leste) a operação ocorre nas comunidades Bateau Mouche, Caixa D’água, Chacrinha, Mato Alto, Barão (José Operário), Covanca e Pendura-Saia. A ação conta com cerco, estabilização dinâmica e remoção de barricadas. Os agentes vão fazer revistas seletivas de pessoas e veículos.

A PM bloqueia vias de acesso na região em apoio a operação. Segundo o COR (Centro de Operações Rio), a autoestrada Grajaú-Jacarepaguá está fechada nos dois sentido desde a madrugada.


Algumas armas foram apreendidas durante a ação e prisões foram realizadas, mas ainda não há balanço com os números oficiais.

Histórico de confrontos

A região da Praça Seca é palco de diversos confrontos entre traficantes rivais e ou entre criminosos e policiais. Segundo o aplicativo Fogo Cruzado, só em 2018 já foram registrados 150 tiroteios ou disparos no bairro, sendo 11 tiroteios contínuos, que duraram por horas.

Na sexta-feira (18), os confrontos começaram cedo e duraram cerca de cinco horas, segundo contabilizou o aplicativo até as 23h de ontem. Veja a lista dos tiroteios mais intensos ocorridos na região este ano:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.