Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Técnica de enfermagem é indiciada por aplicar ‘vacina de vento’

De acordo com a polícia, profissional da saúde pode responder por peculato e crime contra a saúde pública

Rio de Janeiro|Ana Beatriz Araújo, do R7*, com informações de Rael Policarpo, da Record TV Rio

Uma técnica de enfermagem foi indiciada por aplicar uma ‘vacina de vento’ em um idoso de 90 anos em Niterói, na região metropolitana do Rio.

Vídeo foi divulgado nas redes sociais
Vídeo foi divulgado nas redes sociais Vídeo foi divulgado nas redes sociais

Em um vídeo feito na sexta-feira (12), é possível ver o momento em que a profissional da saúde insere a agulha no braço do homem. No entanto, ela não aperta a seringa para injetar o imunizante contra a covid-19. 

Segundo a polícia, a enfermeira afirmou em depoimento que nunca cometeu uma atitude similar e que estava sob efeito de estresse. 

“Ela não conseguiu explicar a razão de não ter apertado o êmbolo da seringa para aplicar corretamente a vacina. Falou que nos 10 anos de profissão nunca cometeu tal deslize, que teria sido a primeira vez. É tentar explicar o inexplicável!”, disse o delegado Luiz Henrique Marques.

Publicidade

Rio: Prefeitura interrompe festa e multa hotel por aglomeração

Ainda de acordo com Marques, o diálogo presente no vídeo mostra que a técnica de enfermagem estava tranquila. Além disso, para o delegado houve ironia na resposta da profissional da saúde quando foi questionada se o procedimento feito estava correto.

Publicidade

“Isso demonstra que ela tinha plena consciência do que estava fazendo.”, afirmou.

A técnica de enfermagem foi indiciada por peculato e crime contra a saúde pública. Os crimes podem ultrapassar 12 anos de prisão. Além disso, se for comprovado que ela tinha a intenção de vender o imunizante, a enfermeira ainda pode responder por estelionato. 

Publicidade

Em nota, o Coren-RJ (Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro) afirmou que vai apurar se houve negligência, imperícia ou imprudência, e irregular conduta ética. A técnica de enfermagem também será ouvida pelo Conselho.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.