Vazamento deixa praias de Arraial do Cabo (RJ) impróprias para banho
Tubulação da rede de drenagem da prefeitura rompeu e água poluída chegou às praias dos Anjos e Forno, Prainha e lagoa de Monte Alto
Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*
O rompimento de tubulações, causado pelas chuvas torrenciais da última sexta-feira (25), deixou três praias e uma lagoa de Arraial do Cabo, na região dos lagos fluminense, impróprias para banho. A Guarda Ambiental Marítima orienta banhistas a evitar o mergulho na Prainha, praia dos Anjos, praia do Forno e Lagos de Monte Alto.
Na segunda-feira (28), a Prolagos, concessionária de água e esgoto, coletou amostras na Prainha e praia dos Anjos para avaliar se a água está contaminada. O resultado deve sair em 20 dias.
Vídeo: Ilha do Farol: beleza com acesso controlado
Leia também
Um dano na rede de drenagem pluvial, sob responsabilidade da Prefeitura de Arraial do Cabo, teria provocado o vazamento de água poluída na Prainha. Em seguida, a correnteza teria contaminado a praia dos Anjos, praia do Forno e Lagos de Monte Alto. A água não é considerada limpa, porque fica parada no Parque Público do município, onde é represada.
A Prolagos, por sua vez, argumenta que não houve problemas nas redes de abastecimento de água, nem nos cinturões de esgoto sob sua administração.
Record TV mostra destruição provocada pelo rompimento da barragem de Brumadinho (MG)
Procurada pelo R7, a Prefeitura de Arraial do Cabo ainda não respondeu. Nas redes sociais, a administração municipal informou que a tubulação rompida foi fechada pela Secretaria de Serviços Públicos e que as equipes da prefeitura seguem monitorando os prejuízos ocasionados pelas chuvas, atendendo às demandas gradativamente.
Com águas claras e uma vida marinha rica, Arraial do Cabo ganhou a fama de "Caribe brasileiro".
*Estagiária do R7, sob supervisão de Marcos Sergio Silva