Vídeo mostra soldado do Exército sendo algemado por policiais da UPP no Rio
Segundo a Polícia Militar, jovem teria se recusado a mostrar identificação oficial
Rio de Janeiro|Do R7
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um soldado sendo algemado por policiais militares da UPP do Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme, na zona sul do Rio, na quarta-feira (27).
Nas imagens, os três policiais tentam prender o jovem, que resiste e é algemado. Segundo relatos, ele é morador da comunidade e estaria voltando de uma aula no momento da abordagem. Ao se identificar como soldado do exército, os policiais teriam pedido que o jovem prestasse continência, e ele teria negado. Um parente do soldado, que não quis ser identificado, diz que o rapaz está sofrendo ameaças.
— Pediram para ele bater continência. Mas ele não pode, ele não estava fardado, estava à paisana. Ele recebeu ameaças na delegacia e está com medo.
Segundo a comandante da UPP Chapéu Mangueira e Babilônia, tenente Paula Apulcro, o rapaz não aceitou ser revistado por um policial e afirmou que "só reconhece como militar os superiores dele". Ele teria se negado a apresentar idenficação militar. Ainda segundo a tenente, o soldado ficou “arredio e agressivo”, e disse que "todos ali eram corruptos". A comandante afirma que foi necessário o jovem ser algemado após tentar fugir.
O caso foi registrado na Delegacia de Copacabana (12ª DP). De acordo com a Polícia Civil, ele foi autuado, assinou o termo circunstanciado e liberado. O caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (JECRIM).
Assista ao vídeo: