59% dos restaurantes e bares de SP não vão abrir, diz associação
Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes concluiu que restrições de horário e espaço impostas ao setor contribuíram para decisão
São Paulo|Do R7
Pelo menos 59% dos restaurantes e bares da cidade de São Paulo não vão reabrir mesmo após terem permissão da prefeitura para operar por causa de problemas econômicos e das restrições impostas ao setor nesta fase da retomada econômica. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 7 de julho, pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo).
Leia mais: Por insegurança ou precaução, restaurantes adiam reabertura
Além disso, 55% dos empresários ouvidos pela pesquisa disseram que a proibição de mesas na calçada prejudica o negócio. Outros 53% afirmam que o horário ( restrito até às 17h diariamente) inviabiliza. A restrição de horário afeta ainda mais os bares: oito em cada estabelecimentos da área contaram não ser possível abrir sem poderar operar à noite, ainda de acordo com a pesquisa.
Classificada na fase 3 da pandemia no Plano São Paulo, o setor teve a permissão para a volta na capital com a adoção de uma série de restrições e protocolos de saúde.
Principais regras para o setor
- Ocupação máxima de 40% da capacidade dos assentos
- Funcionamento máximo por 6h diárias, até as 17 horas
- Garantir a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os clientes e colaboradores
- Realizar marcações no piso nos locais onde são formadas filas, como balcões de atendimento, caixas de pagamento, e sanitários, orientando os clientes e funcionários a posicionarem-se a 1,5 metro de distância um do outro;