Abandono escolar em SP atinge o menor nível da década na rede municipal
Índice representa uma queda de 1,3 pontos percentuais comparado com os resultados de 2014
São Paulo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O número de alunos que deixaram de frequentar as aulas durante o ano letivo alcançou o menor índice da última década entre estudantes da rede municipal de ensinos fundamental e médio na cidade de São Paulo, com uma taxa de 0,6%. Os dados, segundo a Prefeitura de SP, são do Censo Escolar 2024.
O índice representa uma queda de 1,3 pontos percentuais comparado com os resultados de 2014, quando a taxa de abandono escolar era de 1,9%.
Atualmente, mais de 437 mil alunos estão matriculados nas redes de ensinos fundamental e médio. No total, a rede municipal de São Paulo tem mais de 1 milhão de estudantes.
Para efeito de comparação, dados nacionais mais recentes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que os índices de alunos que deixaram de frequentar a escola era de 5,9% no ensino médio e 2,3% no fundamental em 2021. No mesmo ano, São Paulo registrava índices de 2,8% e 0,9%, respectivamente.
Veja mais
Segundo a Prefeitura de SP, o resultado está relacionado as políticas implementadas para garantir o direito à aprendizagem e a permanência dos estudantes. Entre elas o Programa Mães Guardiãs, Busca Ativa Escolar e o Programa Estudante Presente Transforma Futuros.
“A queda reflete o trabalho diário de busca ativa, acolhimento e acompanhamento das nossas equipes em cada território”, disse o secretário municipal de Educação, Fernando Padula. “Garantir que os estudantes permaneçam na escola é um compromisso de toda a cidade — e é isso que faz a diferença na aprendizagem e no futuro das nossas crianças e jovens”, completou.
A prefeitura pontuou, ainda, que também vem ampliando os investimentos em Educação. A expectativa é de que o orçamento de R$ 22,9 bilhões em 2025 cresça 16% em 2026, chegando a R$ 26,5 bilhões. .
Vale lembrar que abandono escolar é diferente de evasão. No primeiro caso, o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo, mas pode retornar no ciclo seguinte. Já o outro é o rompimento definitivo do vínculo com a escola.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
