Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Álbum de Racionais MCs entra nas leituras obrigatórias da Unicamp

'Sobrevivendo no Inferno', lançado em 1997, é uma das três novidades para o vestibular de 2020 da Universidade Estadual de Campinas

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7

Capa do álbum 'Sobrevivendo no Inferno'
Capa do álbum 'Sobrevivendo no Inferno' Capa do álbum 'Sobrevivendo no Inferno'

O disco ‘Sobrevivendo no Inferno’, dos Racionais MCs, entrou na lista de leituras obrigatórias do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) de 2020.

As letras das músicas dos rappers das periferias de São Paulo são uma das três novidades para os estudantes que vão fazer a prova do ano que vem.

De acordo com o comunicado da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), “a cada ano, a Unicamp renova parcialmente as obras que compõem a lista, para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos”.

A obra dos Racionais MCs, lançada no fim de 1997, é uma das novidades de poesia. O gênero ainda conta com obras do português Luís de Camões e 'A teus pés', da poeta brasileira Ana Cristina Cesar.

Publicidade

O álbum aparece como novidade entre as 12 obras que devem ser estudadas, juntamente com a crônica ‘A cabra vadia’, do jornalista Nelson Rodrigues, e o romance ‘A falência’, da escritora Júlia Lopes de Almeida.

"Sobrevivendo no Inferno" é o álbum que colocou o rap no cenário musical do país, indo além dos seguidores do hip hop. Com músicas contando histórias de pessoas comuns das periferias, a obra do quarteto composto por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue tem 12 faixas.

Publicidade

Entre as músicas, algumas se tornaram as mais conhecidas do principal grupo de rap do Brasil, como "Diário de um Detento" — que canta uma carta escrita por um preso do Carandiru — e "Fórmula Mágica da Paz" — um relato sobre a vida de um morador da periferia paulistana.

Além dessas, os estudantes que quiserem ingressar na Unicamp precisam conhecer "Mágico de Oz", "Qual Mentira vou Acreditar", "Jorge da Capadócia" e "Capítulo 4, Versículo 3", por exemplo.

A Comvest destaca que a lista com a obra dos Racionais MCs não é a mesma para o Vestibular da universidade de 2019, que ocorre ainda este ano, e as obras já haviam sido divulgadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.