Logo R7.com
RecordPlus

Alckmin condena vandalismo após protesto em SP: "Extrapolou todos os limites"

Governador de SP diz que manifestantes irão responder por depredação

São Paulo|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Protestos deixaram um rastro de destruição na capital paulista
Protestos deixaram um rastro de destruição na capital paulista J. DURAN MACHFEE/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador Geraldo Alckmin afirmou na manhã desta terça-feira (8) que o vandalismo que aconteceu na noite de segunda-feira (7) em protesto em São Paulo "extrapolou todos os limites". Ele afirmou ainda que o trabalho de investigação da polícia está sendo feito e os manifestantes serão identificados e irão responder pelas infrações que cometeram.

— Isso afasta manifestações legítimas como as que ocorreram em julho. É um absurdo verdadeiro.


Alckmin afirmou que há um tenente da Polícia Militar com uma fratura no rosto, causada pelo arremesso de uma "bola de aço".

— É inaceitável. Todos serão identificados e irão responder por esses fatos.


Últimos cinco detidos nos protestos em SP são transferidos

Leia mais notícias de São Paulo


O governador disse que duas das 11 pessoas presas durante a manifestação permanecem na prisão.

— Eles vão responder por depredação ao patrimônio público, privado, além de lesão.


Durante evento na manhã desta terça-feira, Alckmin foi questionado se acontecimentos como os da última noite demonstram fraqueza da polícia e qual a orientação dada aos policiais.

— A polícia está agindo e vai agir com rigor na defesa da lei, na proteção das pessoas. É preciso separar, manifestação legítima, em que a polícia protege os manifestantes para que eles possam exercer sua liberdade de expressão. Outra coisa é vandalismo, depredação, isso é inaceitável.

O governador evitou responder diretamente se defende maior rigor na operação policial e maior punição de protestantes que agirem com vandalismo, se restringindo a comentar que o trabalho de investigação da polícia está sendo feito e que a orientação é para a polícia proteger os manifestantes e "garantir o direito de livre manifestação".

— Agora, esse tipo de vandalismo é inaceitável.

Na noite de segunda-feira, manifestação de alunos e professores na Praça da República terminou em confronto com a polícia e atos de vandalismo, após atuação de um grupo de mascarados Black Bloc.

Assista ao vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.