Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após desgaste com Doria, PM de São Paulo tem novo comandante-geral

Cargo ocupado por coronel Marcelo Vieira Salles desde maio de 2018 foi colocado à disposição. Assume a função o coronel Fernando Alencar

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Estado

Doria anuncia novo comandante-geral da PM, coronel Fernando Alencar Medeiros
Doria anuncia novo comandante-geral da PM, coronel Fernando Alencar Medeiros Doria anuncia novo comandante-geral da PM, coronel Fernando Alencar Medeiros

O novo comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo será o coronel Fernando Alencar Medeiros, que atuava como subcomandante-geral da corporação. O anúncio foi feito no início da tarde desta segunda-feira (9) pelo ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Vieira Salles, que deixou o cargo no final da semana passada.

Muito emocionado, o coronel Salles agradeceu pelos 36 anos que serviu à corporação e disse que a transição será um processo tranquilo, tendo em vista o cargo que Medeiros, que já foi comandante da Rota, ocupava na corporação.

Leia mais: Mulheres enfrentam truculência e desestímulo em delegacias de SP

Salles afirmou que deixa a PM sem mágoas. "Normalmente, com 30 anos, a gente vai para a reserva. Fiquei esses seis anos a mais por gratidão ao Estado de São Paulo. Não há mágoa alguma. Nós, servidores públicos, não temos direito de ter esse tipo de coisa."

Publicidade

Na última sexta-feira (6), o ex-comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo colocou o cargo à disposição e deixou o posto que ocupava desde 2018.

“O coronel Salles foi leal, correto, dedicado, um grande comandante da Polícia Militar. Ao longo destes meses, nós reduzimos os índices de violência aos menores da história. Nossa responsabilidade é aumentar a sensação de segurança e reduzir ainda mais esses índices”, afirmou o governador João Doria.

Publicidade

Veja também: Vítimas de assédio terão programa de proteção em estações da CPTM

Alencar assume a função nesta terça-feira (10) e, segundo o governo, tem como principal objetivo a manutenção da queda dos principais índices de criminalidade em todas as regiões do estado: "atualmente, São Paulo tem a menor taxa de homicídios da história – 6,2 a cada 100 mil habitantes".

Publicidade

A relação do oficial com o governador do Estado, João Doria (PSDB), vinha se desgastando desde o ano passado por questões relacionadas ao caso Paraisópolis, onde após uma ação da PM nove jovens morreram pisoteados.

Na semana passada, veio a público a conclusão da Corregedoria de que a ação dos policiais causou as mortes, mas o inquérito pede que eles não sejam punidos porque teriam agido em legítima defesa. Outra investigação, essa da Polícia Civil, continua em andamento.

Após o anúncio, o governador João Doria (PSDB) negou a existência de desavenças. "Nunca houve problemas. Sempre tivemos uma relação muito respeitosa. Ele vai para a reserva, tem um futuro brilhante pela frente e terá sempre o nosso apoio", disse.

Leia ainda: Policial civil morre com tiros na cabeça na zona norte de São Paulo

Coronel Alencar

O novo comandante-Geral da PM tem 50 anos e ingressou na instituição como aluno-oficial em 1985. Bacharel em Direito e Educação Física, coronel Alencar tem especialização em Direito Penal e Processual Penal e é mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e de ordem Pública. Ele já atuou como instrutor da Academia da PM do Barro Branco e da Escola Superior de Soldados.

Ele também foi comandante do 16º Batalhão Metropolitano e do 1º Batalhão de Choque – Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). Atuou na Casa Militar e foi instrutor de Direitos Humanos para Forças de Segurança na América Latina pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.