Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Araraquara (SP) decreta novo lockdown após o aumento de casos

Cidade diminuirá as restrições quando os testes positivos para o coronavírus ficarem abaixo de 20% em três dias consecutivos

São Paulo|Agência Brasil

Após aumento de casos de covid, Araraquara (SP) decreta novo lockdown
Após aumento de casos de covid, Araraquara (SP) decreta novo lockdown

Após aumento nos casos de covid-19, a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, decretou nesta quinta-feira (17), um novo lockdown, fechando o comércio e restringindo a circulação de pessoas nas ruas.

As regras deste novo lockdown foram discutidas ainda na manhã desta quinta pelo comitê de contingência do coronavírus da cidade.

Leia também

No final de maio, a cidade estabeleceu novas regras para o combate da pandemia, baseado no aumento de casos e não na taxa de ocupação de leitos. Com isso, foi decretado que a cidade voltaria a ter um novo lockdownse ultrapassasse a taxa de 30% de pacientes sintomáticos para a covid por três dias consecutivos.

Os números chegaram nesse nível e, conforme estabelicido, a cidade só vai diminuir as restrições quando chegarem a três dias consecutivos de taxa de positivação abaixo de 20% nos casos sintomáticos ou abaixo de 15% na testagem geral (considerando também os assintomáticos).


Atualmente, a cidade de Araraquara tem taxa de ocupação de 83% em seus leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Novos casos

Nas últimas 24 horas, a cidade apresentou mais 202 casos positivos de covid-19, o que equivale a 23,59% de testes positivados.


Em comunicado publicado no site da prefeitura no início da tarde desta quinta-feira (17), o comitê de contingência informou que “avalia a situação como um último sacrifício da população para que o serviço de saúde não entre em colapso e vidas possam ser salvas”.

“Levando em conta o plano de imunização do governo estadual que está em andamento, o comitê está considerando que, até início de julho, o município já terá vacinado mais de 50% da população adulta com a primeira dose. Portanto, as novas restrições são importantes para que se ganhe tempo até lá”, informou o comitê, ressaltando que a vacinação não será interrompida durante o lockdown.


Em 21 de fevereiro, a cidade já havia determinado um lockdown que ajudou a frear o aumento de casos na cidade no início deste ano. Para a prefeitura, a medida apresentou resultados positivos.

Cinquenta dias após a primeira implantação da restrição a comércio e circulação de pessoas, os casos caíram 66,2% na cidade e, as internações, 24%. As mortes, por sua vez, caíram 62%.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.