Logo R7.com
RecordPlus

Artistas mantém ocupação na Funarte em SP

Ato contesta, principalmente, a extinção do Ministério da Cultura, englobado pela Educação

São Paulo|Da Agência Brasil

  • Google News
Manifestantes planejam atividades durante ocupação, que incluiriam um show do cantor Chico César
Manifestantes planejam atividades durante ocupação, que incluiriam um show do cantor Chico César

Os manifestantes que ocuparam a sede da Funarte (Fundação Nacional de Artes) em São Paulo planejam uma série de atividades no local, que fica na Alameda Nothmann, no centro da capital. “A ideia é abrir o espaço para a comunidade”, disse nesta quarta-feira (18) o ator Alessandro Azevedo, um dos participantes da ocupação. “O que está acontecendo agora é uma comoção muito grande de todos os coletivos, os grupos da periferia estão chegando junto”, acrescentou. O movimento protesta principalmente contra a extinção do MinC (Ministério da Cultura), que foi englobado pelo Ministério da Educação.

A expectativa é que o cantor Chico César faça hoje à noite uma apresentação no local. Além disso, o grupo pretende fazer uma programação paralela à Virada Cultural, que ocorre no próximo fim de semana na cidade. Um manifesto com os objetivos e ideias do movimento deve ser publicado ainda hoje nas redes sociais.


O grupo, formado principalmente por artistas, chegou ao galpão da Funarte por volta das 15h desta terça-feira (17). O ato critica o processo de impeachment, que empossou Michel Temer como presidente interino, após a decisão do Senado de afastar a presidente Dilma Rousseff.

Prédios públicos são ocupados em protesto contra extinção de Ministério da Cultura


Desde o ano passado, a Funarte vinha enfrentando problemas para honrar os pagamentos aos vencedores de editais de fomento cultural promovidos pelo órgão. Em nota divulgada na última quinta-feira (12), o ex-presidente da fundação Francisco Bosco lamentou não ter podido liquidar as pendências.

“Em virtude da situação política e econômica anormal por que passa o País, os repasses financeiros do governo federal ao MinC — e desse à Funarte — se concretizaram até o momento em valores drasticamente mais baixos do que os repasses feitos no ano anterior, no mesmo período. Com isso, o MinC e a Funarte têm operado este ano quase que apenas em nível do custeio, sem poder liquidar suas ações finalísticas de 2015, conforme esperado”, diz o comunicado da semana passada.


A nota acrescenta que os editais promovidos durante 2015 constam na rubrica “restos a pagar”, o que, de acordo com a nota, obriga a próxima gestão a liquidar os pagamentos “à medida que for recebendo os recursos para tanto”.

A exoneração de Bosco foi publicada no Diário Oficial da União de ontem, juntamente com responsáveis por outros órgãos governamentais, entre eles o diretor-presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Ricardo Melo. No entanto, como a lei de criação da EBC prevê mandato de quatro anos para o cargo, Melo anunciou que vai recorrer da decisão.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.