Câmeras flagraram os criminosos armados
ReproduçãoDiversos criminosos fizeram ataques a agências bancárias no município de Botucatu, no interior de São Paulo, durante a madrugada desta quinta-feira (30).
De acordo com informações iniciais, criminosos fortemente armados atacaram o Batalhão de Polícia Militar do município para dificultar a saída dos policiais.
Ao mesmo tempo, outros bandidos da mesma quadrilha fecharam diversas estradas que dão acesso a cidades vizinhas para que o apoio de forças policiais fosse dificultado.
Com os obstáculos às forças policiais, os criminosos iniciaram ataques em, ao menos, cinco agências bancárias localizadas no centro da cidade. Moradores relataram ter ouvido barulhos de tiros.
Funcionários e clientes de uma farmácia foram feitos de refém pelos criminosos. Em um dos vídeos encaminhados à Agência Record, as imagens mostram parte dos criminosos rendendo as vítimas.
A Rodovia Marechal Rondon, uma das principais que cortam a cidade, foi atravessada com um caminhão em chamas para dificultar acesso.
Policiais militares das cidades vizinhas, como Bauru, Avaré e Piracicaba, prestam apoio à ocorrência que segue em andamento. A Polícia de São Paulo também foi comunidade e corporações como as Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) traçam planos para ir até o município do interior.
A Polícia Rodoviária Estadual também presta apoio para tentar cessar os ataques e controlar a situação em Botucatu.
Além das equipes de terra, os Grupamentos Aéreos da Polícia Militar de São Paulo e de Bauru foram comunicados e estão avisados sobre a situação. Os helicópteros ainda não foram acionados por causa das condições do clima.
A cidade permanece sob forte confronto entre policiais e criminosos. Ainda não há confirmação sobre a motivação dos ataques, mas um das hipóteses seria retaliação pela incineração de cerca de 600 quilos de drogas coordenada pela Delegacia Seccional de Polícia de Botucatu durante esta quarta-feira (29).
Durante a madrugada, moradores publicaram, nas redes sociais, vídeos com o barulho dos tiros, de estragos na cidade e da atuação das forças policiais.
Em nota, a Prefeitura de Botucatu pediu que os moradores permaneçam em suas casas e "não procurem possíveis pontos danificados pela cidade para que isso não coloque em risco a segurança de todos e não interfira no trabalho das forças de segurança.
A prefeitura garantiu ainda que as informações sobre o crime serão repassadas "com a transparência, comprometimento e respeito".