Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombeiros seguem no Parque do Juquery para impedir novo incêndio

Queimada causada por balão destruiu cerca de 80% da preservação da maior área de serrado da região metropolitana de SP

São Paulo|Do R7

Voluntários tentam resgatar animais em área queimada
Voluntários tentam resgatar animais em área queimada Voluntários tentam resgatar animais em área queimada

O incêndio no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, destruiu cerca de 80% da área de preservação, conforme o Corpo de Bombeiro. Os bombeiros seguem na região para tentar impedir que as chamas voltem a se espalhar. As informações são da Record TV.

As equipes de combate ao fogo consideram o incêndio controlado, mas segue o monitoramente devido ao tempo seco, o calor e o vento, que aumentam o risco de pegar fogo novamente. Aviões também circularam pela área jogando água para evitar que surjam novos focos.

Além de funcionários do parque e do Estado, voluntários e o Conselho Regional de Medicina Veterinária ajudam a resgatar e tratar os animais da área queimada. Até o momento, 11 foram resgatados, mas três não resistiram.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o incêndio no Parque do Juquery começou no domingo (22) por causa de um balão que caiu na mata. A polícia prendeu 11 pessoas, mas apenas um advogado, que confessou ter soltado um balão, acabou preso.

Publicidade

O local abriga a maior área de serrado da região metropolitana de São Paulo. Além desse incêncio, o Estado de São Paulo vive o pior mês de agosto desde 2010 em número de queimadas. Até agora, foram detectados 1.718 focos ativos, o que representa um crescimento de 56% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Na região de Campinas, no interior de São Paulo, a Serra do Japí também sofreu com as chamas que começaram na sexta-feira e destruíram o equivalente a mais de 240 campos de futebol.

O tempo seco também afeta outros Estados. No Paraná, por exemplo, o Parque Nacional da Ilha Grande está queimando há uma semana. Os animais tentam escapar das chamas, e a Polícia Federal tem recebido denúncias de caçadores que tentam se aproveitar da vulnerabilidade dos animais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.