São Paulo Carro atropela homem em patinete e foge sem prestar socorro em SP

Carro atropela homem em patinete e foge sem prestar socorro em SP

Acidente ocorreu na esquina da Avenida Brasil com a Rua Guadalupe, nos Jardins, por volta das 5h30 desta terça-feira (7). Vítima foi socorrida

Micromobilidade

Homem em patinete é atropelado em cruzamento da Av. Brasil, nos Jardins (SP)

Homem em patinete é atropelado em cruzamento da Av. Brasil, nos Jardins (SP)

Reprodução/RecordTV

Um usuário de patinete foi atropelado por um carro na madrugada desta terça-feira (7) no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Guadalupe, no bairro dos Jardins, em São Paulo. De acordo com informações da Polícia Militar, o motorista fugiu do local sem prestar socorro. O acidente será investigado pelo 78º DP (Jardins).

Leia mais: Patinetes em alta velocidade assustam pedestres na Paulista

A identidade da vítima não foi revelada, trata-se de um 2º sargento reformado do Exército, de 46 anos. O homem sofreu fraturas nas pernas foi transportado por uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros para o Pronto-Socorro do Hospital Militar de Área de São Paulo, localizado na Vila Monumento, zona sul da capital paulista.

Micromobilidade

A quantidade de adeptos do novo modal cresceu na cidade de São Paulo neste ano e a expansão deve chegar à periferia da capital paulista, inicialmente com a disponibilização de bicicletas compartilhadas. O projeto-piloto será realizado na área do Capão Redondo e terá início no próximo dia 22.

Leia mais: Ladrões usam patinetes para roubar pedestres e ciclistas em São Paulo

A micromobilidade é um conceito que tem sido incentivado pela gestão do prefeito paulistano Bruno Covas, que destacou a importância de iniciativas para a formulação de políticas públicas e a regulamentação de novos modais na cidade.

Grin e Yellow se manifestam

A Grow, empresa que reúne Grin e Yellow, aplicativos de compartilhamento de bikes e patinetes, disse que acompanhou o caso pela imprensa e lamenta o ocorrido. No entanto, esclarece que o equipamento não pertencia a nenhuma das startaps.

Apesar de não ter balanço de acidentes, Grin e Yellow frisam que a prevençãos é prioridade. Por isso, a expansão da área de cobertura segue a rede de ciclovias da cidade.

As empresas estão trabalhando e nos próximos dias intensificarão as suas campanhas de conscientização em prol do uso correto dos patinetes e bikes pelo app e pelas redes sociais. Ações esporádicas de distribuição de capacetes também são feitas pelas empresas.

A empresa também informa que: todos os novos usuários têm que passar por um tutorial com orientações de segurança antes de começar a usar o aplicativo; as orientações e dicas de segurança estão disponíveis para consulta ermanentemente nos websites das empresa; doará aos seus usuários 20 mil capacetes até o final deste ano, sendo que dois mil já foram entregues; inaugurará "Academia Grow": espaço fixo com oferta regular de cursos gratuitos de condução de patinete e bike abertos aos nossos usuários mediante inscrição (participantes ganham capacete e outros equipamentos de segurança como fitas refletivas e/ou luvas e/ou joelheiras e/ou cotoveleiras). 

Regras de uso

A Grow reforça que participa de diversos fóruns e audiências para definição das regulamentações de compartilhamento de equipamentos de micromobilidade. A empersa entende que a parceria e o diálogo entre os setores público e privado são sempre o melhor caminho. No entanto, cabe à administração pública o anúncio das eventuais regulamentações.

No Brasil, o patinete elétrico é classificado como Equipamento de Mobilidade Individual Autopropelido (EMIA) pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A Grin segue todas as regulamentações desse órgão para operar os seus equipamentos (resoluções 375 e 465). A velocidade é uma delas: eles podem circular nas calçadas com até 6km/h ou nas ciclovias e ciclofaixas com velocidade máxima de 20km/h.

A Grin e a Yellow, por meio de seu termo de uso — disponível no site e no próprio aplicativo —, orientam que os usuários sigam a determinação.

Dicas de segurança

A Grow também orienta os adeptos de bicicletas e patinetes sobre as formas de uso seguro dos modais: 

- Antes de sair, planeje o caminho;

- Use sempre o capacete bem preso à cabeça e ajustado adequadamente;

- Não trafegar com mais de 1 pessoa;

- A idade mínima para locação de equipamentos é de 18 anos;

- Dê sempre preferência ao pedestre. Lembre-se: o pedestre é o mais vulnerável. É obrigação de todos cuidar da sua segurança;

- Não use celular nem fone de ouvido enquanto conduz a bike ou o patinete. Esteja atento a sua condução.

- Respeite sempre os semáforos e as sinalizações de trânsito;

- Jamais conduza a bike ou o patinete se tiver ingerido bebidas alcoólicas;

- Segure sempre o guidão com as duas mãos.

- Esteja atento a irregularidades nas vias, bem como galhos e árvores que possam oferecer riscos no seu trajeto.

Você tem alguma denúncia? Envie um e-mail para denuncia@r7.com