Casos suspeitos de intoxicação pela droga K disparam em SP em 2023
Segundo Secretaria Municipal da Saúde, foram registradas 411 notificações neste ano, contra 99 ocorrências em todo ano de 2022
São Paulo|Do R7

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) de São Paulo divulgou nesta terça-feira (20) que já registrou 411 casos suspeitos de intoxicação exógena por canabinoides sintéticos — entre eles, as drogas K. O número disparou em relação às notificações até 20 de abril deste ano, quando a pasta investigava 216 ocorrências.
Em todo o ano de 2022, a SMS havia registrado 99 casos desse tipo, em números que reúnem internações em unidades públicas e privadas da capital paulista.
Canabinoide sintético é o nome técnico que se dá às drogas K2, K4, K9, selva, cloud 9, spice e supermaconha. O narcótico ganhou força no centro de São Paulo entre os dependentes químicos, que antes usavam, majoritariamente, o crack.
“A pasta tem feito reuniões sobre o tema justamente para elaborar um plano de ação para a rede de saúde sobre os canabinoides sintéticos e outras drogas emergentes”, explica a pasta em nota.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Acredita-se que o PCC tenha trazido este narcótico para o Brasil. A K9 teria se difundido, em um primeiro momento, entre a população carcerária.
Comerciantes do centro de SP lutam para manter portas abertas
Os comerciantes do centro de São Paulo batalham diariamente para manter as portas das lojas abertas. Alguns deles, como Cintia Martins, de 29 anos, assumiram os negócios da família. Questionada pelo R7 sobre o motivo de manter a mercearia em funcioname...
Os comerciantes do centro de São Paulo batalham diariamente para manter as portas das lojas abertas. Alguns deles, como Cintia Martins, de 29 anos, assumiram os negócios da família. Questionada pelo R7 sobre o motivo de manter a mercearia em funcionamento, ela pensa por alguns segundos e responde: "Boa pergunta"