Catracas não aceitaram Bilhete Único e Cartão Bom, diz SPTrans
Falha nos validadores instalados no metrô cancelaram créditos nas linhas Azul, Vermelha e Lilás
São Paulo|Do R7

O problema ocorrido no sistema do Bilhete Único, que prejudicou os passageiros na quinta-feira (24), foi identificado em validadores que trabalham tanto com o Bilhete Único quanto com o Cartão Bom. Segundo a SPTrans (São Paulo Transportes), a Prodata e a Autopass, fornecedora e proprietária do Cartão Bom, devem encontrar, em curto prazo, uma "solução tecnológica" para corrigir o problema. Os cartões com problemas poderão ser trocados ou recarregados.
Ainda segundo a SPTrans, não foram verificados erros em procedimentos da empresa nem em equipamentos que recebem somente o Bilhete Único. Pela apuração dos técnicos, arquivos enviados pela SPTrans ao metrô, CPTM(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e garagens de ônibus chegaram ao destino sem alterações. Esses dados se referem a cartões perdidos e furtados. Isto serve para impedir, eletronicamente, que sejam utilizados indevidamente por terceiros.
No entanto, no processo de envio do metrô para os validadores da empresa Autopass, desenvolvidos pela empresa Prodata, foi identificada uma falha que corrompeu os arquivos, o que afetou os cartões do Bilhete Único.
Leia mais notícias de São Paulo
A falha nos validadores instalados no metrô levou ao cancelamento automático do Bilhete Único em estações das linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás. Assim, o usuário que teve seu cartão cancelado na tentativa de ingressar no Metrô também não conseguiu utilizá-lo nos ônibus.
O sistema
Diariamente, a SPTrans envia um conjunto de arquivos para o metrô, CPTM e as garagens de ônibus a fim de serem executadas as respectivas atualizações de informações.
Tal como acontece nas garagens das empresas de ônibus que operam por concessão e permissão na cidade, há uma rotina automática de segurança. Por esse mecanismo, os validadores devem recusar arquivos avariados. Isto acabou não ocorrendo nesta quinta-feira nos validadores citados.
Orientação
Os postos da São Paulo Transporte estão atendendo os usuários do Bilhete Único que enfrentaram problemas na utilização do cartão.
Consulte aqui todos os endereços de postos da SPTrans. Veja também os que têm atendimento 24 horas.
Nesses postos, os cartões que não foram aceitos nos validadores em estações do Metrô já podem ser trocados por novos, gratuitamente. Aqueles Bilhetes que apresentaram saldo insuficiente, de maneira errônea, serão recarregados com os mesmos créditos antes registrados.
Assista ao vídeo:















