Logo R7.com
RecordPlus

Centro Cultural do Liceu estava sem documentações junto a bombeiros e Prefeitura de SP

Apesar de espaço estar fechado ao público, autos necessários não estavam regulares

São Paulo|Thiago de Araújo, do R7

  • Google News
Fogo consumiu obras de arte e esculturas durante 30 minutos no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de SP
Fogo consumiu obras de arte e esculturas durante 30 minutos no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de SP

Atingido por um incêndio na madrugada desta terça-feira (4), o Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo estava irregular junto ao Corpo de Bombeiros e à Prefeitura de São Paulo. Apesar de fechado ao público, o espaço não possuía as devidas licenças dos dois órgãos para reabrir as suas portas, o que deveria acontecer em algum momento deste ano.

Em entrevista ao R7, o tenente Kléber do Vale, do Corpo de Bombeiros, disse que o Centro Cultural do Liceu não tinha o chamado AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Este documento é necessário para que um imóvel possa obter liberação para funcionar. Segundo dados da corporação, o que existia era apenas um projeto, mas não havia nenhuma solicitação de vistoria em andamento para saber se aquilo que fora projetado – colocação de extintores, hidrantes, etc. – fora cumprido. O último AVCB emitido para o imóvel está datado de 1994.


Já junto à Prefeitura de São Paulo, o Centro Cultural do Liceu precisaria obter para funcionar o chamado AVS (Auto de Verificação de Segurança), documento diferente do alvará – este necessário para espaços que recebam mais de 250 pessoas, como boates, cinemas, entre outros. De acordo com a assessoria municipal, há um processo em andamento para a obtenção do AVS.

Incêndio destrói mobília história e réplicas de esculturas do Centro Cultural do Liceu de Artes de SP


Leia mais notícias de São Paulo

Entretanto, por duas vezes o pedido junto ao governo municipal acabou indeferido, tendo sido feito o pedido de reconsideração em seguida. Ainda conforme informações da prefeitura, sem AVCB, não seria possível a obtenção do AVS. A reportagem do R7 entrou em contato com a assessoria do Centro Cultural do Liceu, que ficou de repassar um posicionamento sobre o assunto nas próximas horas.


O espaço, localizado no bairro da Luz, na região central da capital paulista, tinha em seu acervo mobílias históricas, quadros e esculturas, como as em tamanho real de Davi, Pietá, Moisés, e várias outras estátuas de gesso em tamanho natural. O incêndio, que durou cerca de 30 minutos, foi controlado por volta de 1h desta terça-feira, após o emprego de 21 viaturas e 48 homens do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.

Incêndio atinge Memorial da América Latina


Curto-circuito causou incêndio no Memorial da América Latina, indica laudo

O levantamento dos prejuízos ainda está sendo feito pela direção do centro. O galpão acabou interditado pela Defesa Civil municipal e as aulas no Liceu – cujas instalações não foram atingidas pelo incêndio – estão suspensas até sexta-feira (7), com a retomada prevista para a próxima segunda-feira (10).

Assista ao vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.