Com nova queda do nível do Cantareira, primeira cota do volume morto está próximo de zerar
De acordo com dados da Sabesp, reservatório chega a 10,8% de capacidade nesta quinta
São Paulo|Do R7, com Agência Estado
O volume do Sistema Cantareira caiu mais uma vez e chegou, nesta quinta-feira (13), aos 10,8%, somando as duas reservas técnicas. Com mais um dia de queda, o Cantareira chegou ao 211º dia consecutivo sem apresentar elevação em seu volume — a última vez que isso ocorreu foi no dia 16 de abril.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) começou a contabilizar desde o dia 24 do último mês a segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira — no entanto, a Companhia ainda começou a utilizar água dessa reserva.
De acordo com o acompanhamento diário do volume do Sistema Cantareira feito pelo R7 a partir do balanço divulgado pela Sabesp, a primeira cota do volume morto do reservatório chegou a 0,1% nesta quinta-feira e está próximo de zerar. No entanto, a companhia não confirma esse número e informa que o bombeamento da segunda cota da reserva só vai começar quando a primeira se esgotar totalmente.
Em depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Sabesp, ocorrida nesta quarta-feira (12), o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) de São Paulo, Alceu Segamarchi Junior, afirmou que os reservatórios do Estado devem atingir a segunda cota da reserva técnica em 15 de novembro e destacou que a ANA (Agência Nacional de Águas) já concordou com a utilização dessa parcela do volume morto.
Novos descontos para a economia de água já estão valendo
Como a população tem se virado para driblar a falta de água
Os demais reservatórios de São Paulo também apresentaram diminuição em comparação com as medições realizadas na última quarta. O Sistema Alto Tietê chegou aos 7,6%, o Guarapiranga atingiu os 35,3%, enquanto o Sistema Alto Cotia chegou aos 29,7%.
Água de esgoto pode se tornar potável após tratamento, explica especialista
Alckmin anuncia construção de estações para transformar esgoto em água de reúso













