São Paulo Defesa Civil de SP alerta a população para chuvas intensas a partir desta terça-feira

Defesa Civil de SP alerta a população para chuvas intensas a partir desta terça-feira

As fortes chuvas poderão vir acompanhadas de raios, granizos e rajadas de vento

  • São Paulo | Do R7

Forte chuva provoca alagamento em várias ruas na zona sul de São Paulo

Forte chuva provoca alagamento em várias ruas na zona sul de São Paulo

Edu Garcia/R7 - 04.03.2022

A Defesa Civil de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o estado a partir desta terça-feira (17) e se estenderá até sexta-feira (20).

Segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), há condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, aumentando o risco para transtornos devido a intensas áreas de instabilidade que atuam no estado.

O destaque e atenção ficam voltados para a serra da Mantiqueira, onde são esperados acumulados de até 150mm. Na capital, região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva, acumulados de 100mm. Enquanto em Presidente Prudente, Marília e Bauru, os meteorologistas indicam acumulados de 80mm. No Vale do Paraíba, são esperados 120mm de chuva. Por fim, no litoral Norte o alerta indica 70mm.

As chuvas dos últimos dias deixaram o solo bastante encharcado, com isso existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e inundações. Portanto, ressalta-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

Recomendações

Não é recomendado atravessar áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo, de acordo com a Defesa Civil.

Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinados, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastre, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Chuva causa queda de árvores e alagamentos em SP

Últimas