Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Doria apresenta proposta para criar Região Metropolitana de Jundiaí

Projeto foi exposto a gestores de sete municípios e representantes da sociedade civil durante audiência pública nesta sexta-feira

São Paulo|Do R7

Governo de SP apresenta proposta para criar Região Metropolitana de Jundiaí
Governo de SP apresenta proposta para criar Região Metropolitana de Jundiaí Governo de SP apresenta proposta para criar Região Metropolitana de Jundiaí

O governo de São Paulo apresentou nesta sexta-feira (6) a proposta estadual para criação da Região Metropolitana de Jundiaí. O projeto foi discutido com autoridades de sete municípios e representantes da sociedade civil durante audiência pública no Teatro Polytheama, em Jundiaí.

Somadas, as sete cidades têm população de 797 mil pessoas e PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 73,43 bilhões.

“Isso muda a vida das pessoas nas cidades que vão compor a região metropolitana. Estabelece facilidades de organização, planejamento, estruturação urbana e rural com melhoria na qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, habitação popular, programas sociais, mas também nas áreas de cultura, lazer e esporte”, afirmou o governador João Doria. 

Leia também

O objetivo, segundo o governo, é ampliar o nível de integração regional entre os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista, que atualmente formam um aglomerado urbano.

Publicidade

“Com planejamento integrado e ações regionalizadas, a população de cada região metropolitana ganha melhor qualidade de vida em diversas áreas”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. 

A proposta foi elaborada a partir de um estudo feito em parceria com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Com aval das prefeituras, o governo poderá apresentar à Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a Região Metropolitana de Jundiaí.

Publicidade

A medida pretende facilitar o desenvolvimento de políticas públicas conjuntas relacionadas ao planejamento regional e desenvolvimento socioeconômico. Regiões metropolitanas podem contar com novos conselhos regionais, comitês executivos, autarquias e fundos de desenvolvimento para captação de recursos de entes públicos e organizações nacionais e internacionais de fomento.

Conselho 

Publicidade

O novo modelo permite, por exemplo, a criação de um Conselho de Desenvolvimento de caráter deliberativo, composto por representantes municipais, estaduais e da sociedade civil e com câmaras temáticas para debate de projetos regionais. 

Durante a audiência, Doria também autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Regional a providenciar um convênio de R$ 15 milhões em obras de infraestrutura urbana em Jundiaí.

Até o dia 26, qualquer pessoa ainda pode propor sugestões para o projeto da Região Metropolitana de Jundiaí pelo e-mail audienciapublica@sdr.sp.gov.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.