Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Doria quer monotrilho até terminais de aeroporto de Guarulhos

Empresa que opera aeroporto disponibiliza atualmente ônibus gratuitos para transportar os passageiros que chegam por estação da CPTM 

São Paulo|

Empresa esta dispõe discutir a implantação de um sistema que interligue os terminais
Empresa esta dispõe discutir a implantação de um sistema que interligue os terminais Empresa esta dispõe discutir a implantação de um sistema que interligue os terminais

O governo federal poderá oferecer uma extensão do prazo de concessão do Aeroporto de Guarulhos para que a administradora do local, a GRU Airport, construa uma interligação entre a Estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e os terminais do aeroporto. A informação foi dada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que comentou sobre o projeto em entrevista coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (11).

Leia mais: Trem para aeroporto vira 'atalho' para morador da zona leste de SP

De acordo com Doria, a obra foi um dos temas discutidos na quinta-feira entre o governo paulista e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília. As alternativas para viabilizar uma nova forma de conectar a estação com o aeroporto serão debatidas com a GRU Airport em reunião nos próximos dias e a ideia é fechar "em poucas semanas" uma solução. "Não faz, ao nosso ver, o menor sentido um transporte público que não leva até o terminal do aeroporto. Aliás, é um fenômeno. É tão bizarro que é difícil de acreditar que isso tenha sido feito no Estado de São Paulo", comentou o governador.

Na avaliação de Doria e seu vice, Rodrigo Garcia (DEM), a extensão da concessão seria a maneira mais "econômica e rápida" de seguir com a obra, que não consta no contrato assinado pela GRU Airport. Entre as possibilidades estudadas para o projeto, estão o "people mover" (espécie de monotrilho) e uma passarela com esteira rolante.

Publicidade

"Nessa reunião de ontem (quinta), acho que ficou claro para o governo federal a necessidade de nós darmos uma alternativa ao passageiro para acessar o Aeroporto de Guarulhos via trem construído e bancado pelo governo de São Paulo. Ou com a extensão da concessão, que é a maneira mais rápida e fácil de levarmos o passageiro até os terminais, ou se isso eventualmente não for possível e não for uma decisão do governo federal, o governo do Estado vai buscar uma solução para o passageiro", afirmou Garcia.

Atualmente, a GRU Airport disponibiliza ônibus gratuitos para transportar os passageiros que chegam na estação da CPTM até os terminais. Anos atrás, a antiga administração da concessionária chegou a prometer o "people mover", mas recuou alegando que já existia uma proposta de construção de um centro comercial no local.

Em nota à imprensa, a GRU Airport afirmou que a obra de ligação da estação aos terminais não faz parte de seu contrato de concessão e disse estar disposta a discutir a implantação de um sistema diferente do oferecido hoje, "desde que seja compatível com o plano de expansão do aeroporto e que seja mantido o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.