Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Enel diz que energia volta em 100% de São Paulo, após duas horas e meia

A falha, que está sendo investigada, ocorreu após interrupção de carga com o desligamento da subestação Guarulhos, diz ONS

São Paulo|Do R7

Shopping Paulista, sem luz, no começo da noite deste sábado ROBERTO SUNGI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 31.08.2024

A Enel Distribuição São Paulo afirmou que, por volta das 20h, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, normalizou o fornecimento de energia elétrica em todos os bairros da capital paulista que tiveram o serviço afetado neste sábado (31). A EDP, responsável por Guarulhos, na Grande São Paulo, também disse que, às 19h37, a energia foi restabelecida para todos os moradores do município.

Um apagão atingiu várias regiões de São Paulo no início da noite deste sábado (31). Bairros das zonas norte e zona leste e da região central ficaram sem energia a partir das 17h31, além do município de Guarulhos.

Veja também

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a falha foi provocada após interrupção de carga de cerca de 870 MW neste sábado, às 17h31, depois do desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras.

Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da Enel-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale. As causas ainda estão sendo apuradas, de acordo com o ONS e a Eletrobras.


O ONS confirmou que, às 19h58, foi concluída a recomposição total da carga em São Paulo. “Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases. A recomposição da carga iniciou às 17h33. Às 19h37, foi concluída a recomposição das cargas da EDP-SP e, às 19h58, das cargas da Enel-SP”, afirmou em nota.

Avenidas e ruas dos bairros afetados ficaram às escuras, sem funcionamento de semáforo. A avenida Paulista, na região central, teve a energia restabelecida quase uma hora e meia depois, após as 19h. Segundo alguns moradores dessas áreas, a luz estava voltando aos poucos.


O transporte da cidade não foi afetado. Apesar de o problema ter afetado Guarulhos, o Aeroporto Internacional estava operando normalmente, segundo a assessoria de imprensa.

O Metrô de São Paulo disse que houve uma queda de energia durante um minuto em uma subestação da Linha 2-Verde. Porém, como a interrupção foi rápida, o fato não chegou a ser registrado internamente e todas as linhas funcionam normalmente, assim como os trens da CPTM.


A Enel Distribuição São Paulo informou em nota que uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à companhia, afetou o fornecimento de energia para clientes da distribuidora no fim da tarde deste sábado.

“Como esclarecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, provocou a interrupção das cargas para a Enel São Paulo, afetando, principalmente, as regiões Leste, Norte e Central da capital”, afirmou em nota.

A EDP também informou que, às 17h31, houve uma ocorrência não pertencente ao sistema de energia da companhia, que impactou parte da cidade de Guarulhos, principalmente na região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio. A companhia ressalta que, às 19h37, a energia foi restabelecida para todos os moradores.

Os bairros afetados

  • Zona norte: Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Gustavo, Jaçanã, Parque Edu Chaves.
  • Zona leste: Mooca, Pari, Brás, Belém, Tatuapé, Penha, Cangaíba, Itaquera, São Mateus, São Miguel.
  • Centro: Jardins, Centro Histórico e Paraíso.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.