Entenda a importância do registro de boletim de ocorrência em caso de roubo e furto de celular
Em São Paulo, 4.762 aparelhos foram devolvidos às vítimas desde junho
São Paulo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Mais de 46 mil celulares foram roubados ou furtados em São Paulo somente entre janeiro e setembro de 2025. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, cerca de 170 aparelhos são roubados por dia na cidade.
No entanto, estratégias de combate ao crime têm surtido efeito no município. A Polícia Civil instituiu uma forma de identificar os aparelhos, pela qual o número dos celulares que têm o roubo denunciado são monitorados pelas operadoras de telefonia.
Leia mais
Caso alguém tente habilitar o celular, as autoridades são avisadas. Desde junho, quando a estratégia foi implementada, 4.762 aparelhos foram devolvidos às vítimas. O número de crimes do tipo caiu 22% no ano.
Quadrilha presa em São Paulo
Na manhã desta terça-feira (4), a Polícia Civil prendeu uma quadrilha especializada em receptação de celulares. 28 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital paulista, na Grande São Paulo e no interior.

A investigação, que durou três meses, mostrou que uma lanchonete servia como ponto de apoio para negociação dos aparelhos. Durante o período, a Polícia Civil mapeou a hierarquia do grupo, que atuava desde o roubo dos aparelhos até a revenda.
O advogado especialista em crimes digitais Flávio D’Urso, em entrevista ao Conexão Record News, ressalta a importância do registro do boletim de ocorrência, que possibilita a ação das autoridades na busca pelo aparelho. “Isso possibilita índices, a polícia fica sabendo que aconteceu o crime, onde aconteceu o crime e consegue fazer a comunicação às operadoras”.
D’Urso ainda elogia o trabalho conjunto das polícias Militar e Civil de São Paulo no combate aos furtos, que não são um problema exclusivo do Brasil. “Se você verificar na internet, tem vídeos, por exemplo, de Londres, onde tem havido o furto desses aparelhos celulares, porque além do valor do aparelho, há todas as informações que são preciosíssimas que estão lá dentro”, conclui.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
