Fogo na Mantiqueira: bombeiros começam trabalho por terra
Combate às chamas chegou ao 6º dia nesta quarta-feira (22), em que foi possível acionar equipes terrestres para atuar contra pequenos focos
São Paulo|Do R7
No sexto dia consecutivo de combate ao incêndio que atinge a Serra da Mantiqueira, na divisa paulista com Minas Gerais, foi possível iniciar os trabalhos por terra. Após dois sobrevoos, foram identificados pequenos focos na Serra Fina, que puderam ser combatidos por equipes terrestres do Corpo de Bombeiros.
O combate às chamas já mobilizou dezenas de bombeiros, além de helicópteros da Polícia Militar e aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) que alcançaram áreas de penhasco, de difícil acesso. Na segunda-feira, quarto dia de incêndio, pelo menos 12 mil litros de água foram descarregados na área atingida por um avião Hércules, da FAB.
Leia também: Fogo destrói área equivalente a 500 campos de futebol na Serra da Mantiqueira
Como havia pontos em que se fazia impossível a ação por terra, foram usados os helicópteros e os aviões, com o Bambi Bucket, uma espécie de grande balde para pegar água de um lago próximo e levá-la até o incêndio.
Desde a última sexta-feira (17), as chamas consomem uma extensa área vegetal da Serra Fina, pico mais alto de São Paulo e o quarto do Brasil, com 2.798 metros de altitude, que integra a Serra da Mantiqueira.