Fortes chuvas deixam parte de São Paulo em estado de atenção
As zonas norte, leste e centro e a Marginal Tietê são as mais afetadas pelo temporal, segundo CGE. Ainda não há registro de alagamentos
São Paulo|Do R7
As regiões norte, leste e centro de São Paulo, além da marginal Tietê, estão em estado de atenção por causa das fortes chuvas desde 14h30 deste domingo (16). De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura), a combinação de calor e umidade provoca pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em alguns bairros. Mas ainda não há registro de pontos de alagamento.
Leia mais:Prefeitura decreta situação de emergência na zona leste de SP após chuvas
Segundo o CGE, a semana terá condições típicas de verão, com temperaturas elevadas e pancadas de chuva nos finais de tarde, mesmo com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista.
A segunda-feira (17) será marcada por calor e pancadas de chuva entre o fim da tarde e o início da noite. Máxima de 31°C e percentuais de umidade do ar acima dos 38%.
Veja também: História de São Paulo explica crises com chuvas e enchentes na cidade
Na terça-feira (18), a condição não muda muito. A madrugada ainda será quente e abafada. Durante o dia, o sol predomina, com máxima prevista de 32°C. Podem ocorrer pancadas de chuva de até forte intensidade no início da noite.
Medidas para enfrentar alagamentos
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.