São Paulo Fuvest 2019 divulga hoje resultado com lista de aprovados para USP

Fuvest 2019 divulga hoje resultado com lista de aprovados para USP

São 8.362 vagas em 183 cursos de graduação. Outras 2.785 vagas são oferecidas via Sisu. Resultado pode ser conferido a partir das 10h 

  • São Paulo | Plínio Aguiar, do R7

Lista com aprovados no vestibular 2019 da USP é divulgada nesta quinta-feira (24)

Lista com aprovados no vestibular 2019 da USP é divulgada nesta quinta-feira (24)

George Campos/USP Imagens/Divulgação

A lista com os nomes dos candidatos aprovados no vestibular 2019 da USP (Universidade de São Paulo) serão divulgados na manhã desta quinta-feira (24). O resultado pode ser conferido a partir das 10h no site da Fuvest.

A primeira fase ocorreu no dia 25 de novembro, e a segunda, 6 de janeiro.

Leia mais: Prova da Fuvest foi bem elaborada e abrangente, dizem professores

Estão em disputa 8.362 vagas de 183 cursos de graduação. Outras 2.785 vagas são oferecidas via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do MEC (Ministério da Educação), que utiliza o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As três carreiras mais concorridas são de Medicina nos campus em São Paulo (115,2 candidatos por vaga), Ribeirão Preto (108,7) e Bauru (86,9), respectivamente. O vestibular Fuvest 2019 teve o menor de índice de abstenção dos últimos oito anos na prova da primeira fase, no dia 25 de novembro. Dos 127.786 candidatos inscritos, 10.586 não compareceram, resultando no índie de 8,3% de abstenção.

Mudanças

Neste ano, a prova para ingressar na USP contou com diversas novidades anunciadas pelo Manual do Candidato 2019, disponível no site da fundação. A primeira delas é de que o processo contou com apenas dois dias de prova. Até o ano passado, a segunda fase era realizada em três dias, separados por português e redação, conhecimentos gerais e disciplinas específicas.

Neste ano, a prova de conhecimentos gerais foi eliminada e os candidatos contaram com apenas duas provas, de português e redação e disciplinas específicas.

Veja também: Concorrência na Fuvest fica mais acirrada entre candidatos cotistas

A segunda mudança é em relação à nota de corte. Com as cotas destinadas a estudantes de escolas públicas e que são pretos, pardos e indígenas, os candidatos vão concorrer apenas com pessoas de sua modalidade. Assim, a mesma carreira poderá ter até três notas de corte diferentes, dependendo da demanda.

Outra diferença foi o sistema de reconhecimento facial, destinado à segurança. A foto do candidato, anexada no cadastro inicial da inscrição, será comparada com a foto coletada nos dias de prova, o que evita a realização de fraudes.

A concorrência na segunda fase também sofreu alterações. A partir deste ano, foram convocados, para a segunda fase, quatro candidatos para cada vaga, um a mais do que os anos anteriores.

Últimas