Governo de SP cria comissão para monitorar letalidade policial
Grupo também tentará identificar os fatores de risco mais comuns na atuação policial, para aprimorar as investigações
São Paulo|Do R7

O governo estadual de São Paulo criou nesta quinta-feira (2), por meio da SSP (Secretaria de Segurança Pública), uma comissão para monitorar e reduzir as mortes decorrentes de intervação policial.
O grupo também terá como meta identificar os fatores de risco mais comuns na atuação policial, para aprimorar a investigação das forças de segurança estaduais. A comissão deve ser criada em até trinta dias.
Além de membros da SSP, a comissão será composta por representantes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, do Ministério Público, Defensoria Pública, do Instituto Sou da Paz e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
As pessoas que mantenham casos analisados pela comissão ou que atuem na apuração dos fatos não poderão estar no colegiado.
Segundo a gestão Doria, os indicadores de letalidade policial caem consecutivamente há 17 meses — em comparação com os mesmos meses no ano anterior. Em 2020, reportagem do R7 mostrou que o primeiro semestre daquele ano foi o mais letal em 25 anos da corporação, com a morte de 498 pessoas em ações policiais.















