Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de SP sanciona lei que garante a retomada do transporte gratuito para idosos de 60 a 64 anos

A medida passa a valer a partir de janeiro de 2023 no metrô, nos trens e nos ônibus intermunicipais do sistema metropolitano

São Paulo|Do R7

A retomada da gratuidade do transporte público passa a valer a partir de 1° de janeiro
A retomada da gratuidade do transporte público passa a valer a partir de 1° de janeiro A retomada da gratuidade do transporte público passa a valer a partir de 1° de janeiro

O Governo de São Paulo sancionou nesta sexta-feira (16) um projeto de lei, aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), que garante aos idosos entre 60 e 64 anos a gratuidade no transporte público em todo o estado. 

A medida passa a valer a partir de 1° de janeiro de 2023. O público dessa faixa etária poderá usufruir do benefício e utilizar o metrô, os trens e os ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) sem pagar a passagem.

Leia também

"A nova lei poderá ter impacto orçamentário de R$ 360 milhões. Os estudos foram feitos com base na demanda de passageiros de 2019. Os custos reais dependerão da demanda de passageiros no sistema", afirmou o governo por de meio de nota.

Em 31 de dezembro de 2020, o então governador João Doria publicou um decreto que suspendeu o direito ao transporte gratuito para os idosos entre 60 e 64 anos, que entrou em vigor em 1° de fevereiro de 2021. 

Publicidade

Capital

Na última quinta-feira (15), a Prefeitura de São Paulo anunciou a retomada da gratuidade no transporte público da capital para passageiros de 60 a 64 anos, após uma decisão judicial que alegou ser inconstitucional parte de uma lei aprovada na Câmara Municipal de São Paulo.

A gratuidade será concedida por meio da apresentação de um documento que comprove a idade, porém os sistemas de bilhetagem estão sendo preparados para atender esses passageiros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.