Governo envia 104 respiradores para 17 cidades de São Paulo
Equipamentos serão usados na ampliação dos leitos de UTI e fortalecimento da rede de atendimento aos pacientes com o novo coronavírus
São Paulo|Do R7
O Governo de São Paulo distribuiu nesta terça-feira (16) mais 104 respiradores para hospitais de 17 cidades no estado. Os novos equipamentos vão permitir a ampliação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes contaminados pelo novo coronavírus em estado grave.
São 30 respiradores para Campinas, no interior paulista. O Hospital Municipal Walter Ferrari, de Jaguariúna, receberá dois ventiladores e a prefeitura de Itupeva, três unidades. Outros cinco serão encaminhados para a Santa Casa de Valinhos e dez para a Prefeitura de Campinas.
Leia mais: Bruno Covas afirma que "está bem, sem dor" apesar da covid-19
O município de São João da Boa Vista recebe cinco respiradores para a Santa Casa e a prefeitura de Mogi Guaçu terá outros cinco para o Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos. A Santa Casa de Piracicaba poderá contar com mais cinco equipamentos.
De acordo com o governo, o Vale do Paraíba poderá criar mais 31 novos leitos de UTI com os equipamentos encaminhados à região. São 10 unidades para Santa Casa de Lorena, cinco para a Santa Casa de Cruzeiro e quatro para a Santa Casa de São José dos Campos. Taubaté receberá 12 equipamentos, sendo 10 destinados ao Hospital Municipal Universitário e outros dois para o hospital de campanha.
Veja também: Governo de SP admite que possibilidade de 2ª onda 'existe'
O governo envia 14 ventiladores pulmonares para a Baixada Santista, sendo sete para a Prefeitura de Cubatão e outros sete para o Guarujá, para uso no Hospital Santo Amaro.
A região metropolitana de São Paulo também recebe mais 14 respiradores. Para Guarulhos, serão destinados nove equipamentos para instalação no Hospital Padre Bento. Outras cinco unidades vão para a prefeitura de Itapecerica da Serra.
Ampliação de leitos
O governador João Doria ressaltou nesta segunda-feira (15) que o estado já recebeu 2.360 respiradores, o que permitiu ampliar o atendimento aos pacientes com coronavírus.
Leia ainda: Interior de São Paulo se rebela e mantém atividades abertas
“Tínhamos, antes da pandemia, 3.500 e agora temos 7.610 leitos de UTI. É um número recorde. Isso faz muita diferença no sistema de proteção preventiva e tratamento para a saúde”, destacou Doria.
Segundo o governo, a distribuição dos respiradores é feita para locais com maior demanda de internações por covid-19 e estrutura para novos leitos.