Governo federal reconhece estado de calamidade na Baixada Santista
Medida permite acesso a recursos federais para para assistência à população local. Chuvas provocaram 27 mortes e deixaram 43 desaparecidos na região
São Paulo|Do R7
O ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu estado de calamidade pública em Guarujá e o estado de emergência em Santos e São Vicente, decretados após fortes chuvas atingirem a região da Baixada Santista na madrugada de terça-feira (3). A medida permite acesso a recursos federais para para assistência à população local. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (4).
Leia também: Líder de comunidade é buscado sob escombros na Baixada Santista
Após o reconhecimento do governo federal, os municípios devem elaborar um plano de trabalho e encaminhar ao ministério. Em seguida, equipes da Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil) avaliam as necessidades e o volume de recursos para as demandas. O apoio prevê distribuição de kits de assistência humanitária, como cestas básicas, água potável e kits dormitório, e o repasse de recursos para a contratação de serviços como de limpeza de vias públicas.
Veja também: Morador tem ajuda de vizinhos para resgatar parente soterrado em SP
Os três municípios registravam 27 mortes provocadas pelo temporal até a manhã desta quinta-feira (5). O mais afetado é Guarujá, com 22 mortes. Três pessoas morreram em Santos e duas em São Vicente. Pelo terceiro dia consecutivo moradores ajudam os bombeiros nos trabalhos de busca por amigos, parentes e vizinhos soterrados.
Leia também: 'Morreu como herói', diz viúva de bombeiro que participou de resgate
Ao todo, há 43 desaparecidos. O total de desabrigados é de 406 - 151 no Guarujá, 150 em Santos, 102 em Peruíbe e três em São Vicente.