Hospital de campanha do Complexo do Ibirapuera começa a operar
Estrutura poderá receber 268 pacientes com casos baixa complexidade de covid-19 enviados por outras unidades de saúde da capital paulista
São Paulo|Do R7
Começa nesta sexta-feira (1) o atendimento a pacientes com casos leves de covid-19 no hospital de campanha do Complexo Esportivo do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Trata-se da terceira unidade dedicada exclusivamente ao tratamento da doença inaugurado durante a pandemia do novo coronavírus na capital paulista.
Leia também
Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus
Os outros dois hospitais em operação na cidade são os do Anhembi, com capacidade para atender 326 pessoas, na zona norte, e o do Pacaembu, com 200 leitos, na zona oeste.
Os hospitais de campanha operam a portas fechadas, ou seja, pessoas com sintomas não devem procurar atendimento direto no local. Os pacientes chegam apenas transferidos por ambulâncias de outras unidades. As internações são controladas pela Secretaria Municipal da Saúde.
Leia também: Uso de máscaras será obrigatório no transporte de SP a partir do dia 4
No Ibirapuera, a estrutura conta com 240 leitos de baixa complexidade e outros 28 leitos de estabilização. Há também salas de descompressão, consultórios médicos e tomografia.
A estrutura é composta por duas tendas, montadas sobre uma área de 7.500 metros quadrados sobre o gramado e parte da pista de atletismo do complexo.
Veja também: Com 89% das UTIs ocupadas, SP vai transferir pacientes para o interior
Haverá 800 profissionais em atividade no local. Ao todo, serão 213 médicos, 444 profissionais de enfermagem, 33 fisioterapeutas, 14 farmacêuticos, dez assistentes sociais, oito nutricionistas, cinco psicólogos, dois fonoaudiólogos, 52 profissionais de apoio técnico e 19 recepcionistas. De acordo com o governo do estado, o processo de capacitação das equipes começou nesta semana. Veja outras fotos do hospital: