Logo R7.com
RecordPlus

Justiça desobriga adeptos de patinetes do uso de capacetes em SP

Decisão do juiz Francisco Bianco, da 5ª Câmara de Direito Público do TJ, atendeu a pedido das empresas contra determinação da prefeitura paulistana

São Paulo|Cesar Sacheto, do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Funcionários da Prefeitura de São Paulo recolhem patinetes deixados nas calçadas
Funcionários da Prefeitura de São Paulo recolhem patinetes deixados nas calçadas

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que usuários de patinetes elétricos não são obrigados a utilizar capacetes na capital paulista, norma definida em decreto do prefeito Bruno Covas (PSDB)publicado no dia 14 de maio. O recurso foi pedido pela Grow, empresa controladora dos patinetes elétricos de locação Grin e Yellow e deferido na última quinta-feira (30). A prefeitura da capital paulista deve recorrer.

Leia também:"Nenhuma empresa está acima da lei", diz Covas sobre patinetes


No despacho, o desembargador Francisco Bianco, da 5ª Câmara de Direito Público do TJ, relator do recurso (agravo de instrumento), escreveu que "as dificuldades da mobilidade urbana, na cidade de São Paulo, impõem a constante adoção de novas tecnologias de transporte. Porém, é absolutamente necessária a regulação de todas as modalidades envolvidas nesse processo, principalmente, a adequação do Código de Trânsito Brasileiro e de outros diplomas legais".

Leia também

As empresas questionavam a regulamentação da prefeitura paulistana por assumir a competência exclusiva da União com relação às matérias de trânsito, transporte, direito econômico e do consumidor, extrapolar competência do poder regulamentar municipal quanto ao uso de instrumentos destinados à facilitação da mobilidade urbana e violar o princípio da livre iniciativa, entre outras.


Outro lado

Procurada, a Grow não respondeu ao pedido de resposta feito pela reportagem do R7 até o momento da publicação desta matéria.

Você tem alguma denúncia? Envie um e-mail para denuncia@r7.com

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.