Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marco Zero de SP, na Sé, fica danificado após evento

Monumento foi derrubado por um caminhão que trabalhava na desmontagem do Festival Dia do Reggae. Subprefeitura lamentou o incidente

São Paulo|

Marco Zero ficava sobre um pedestal de mesmo material
Marco Zero ficava sobre um pedestal de mesmo material Marco Zero ficava sobre um pedestal de mesmo material

O Marco Zero da cidade de São Paulo, na Praça da Sé, amanheceu danificado e fora do lugar neste domingo (20). O monumento foi derrubado por um caminhão que trabalhava na desmontagem do Festival Dia do Reggae, feito em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura no Sábado (19).

O incidente ocorreu há menos de uma semana do aniversário de 465 anos da cidade, que será comemorado na sexta-feira (25). De mármore, o Marco Zero ficava sobre um pedestal de mesmo material sobre uma rosa dos ventos desenhada no chão, em frente à Catedral da Sé. Ele tem seis lados, que trazem o nome e uma figura referente a Estados vizinhos e à cidade de Santos.

Leia também: Fachada do Pateo do Collegio amanhece pichada nesta terça

Na tarde de domingo, quando a reportagem foi ao local, restava só o pedestal vazio, sobre o qual descansavam moradores de rua. A alguns metros dali, junto a um antigo poste, o Marco estava no chão, de cabeça para baixo. Não havia isolamento da área, mas uma viatura da Guarda Civil Metropolitana estava no local. O item é patrimônio tombado.

Publicidade

"Não entendemos o que era", disse a turista catarinense Jaqueline Anderson, de 28 anos, em visita com o marido. "Viemos para conhecer a Catedral (da Sé) e o Pátio do Colégio."

Leia também

O incidente ganhou repercussão nas redes sociais após publicação da Giro in Sampa, que realiza tours pelo centro histórico. A publicação foi feita pela historiadora e dona da empresa, Shirley Damy fazia visita guiada no local no domingo pela manhã. "Fiquei chocada", disse.

Publicidade

Veja mais: Estado de SP tomba Praça e Catedral da Sé

Em nota, a Subprefeitura da Sé lamentou o incidente. "Foi lavrado Boletim de Ocorrência e os responsáveis serão identificados e penalizados." O Marco vai passar por avaliação do restaurador hoje e, depois disso, será informada a data em que retornará a seu local original. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.